Para trazer conhecimento de campo para os mestrandos em Gestão do Conhecimento nas Organizações, a UniCesumar convidou para participar da disciplina de Economia do Conhecimento o cofundador e CTO da startup Turivius e fundador do HackerSpace Maringá, Guilherme Kenzo do Santos. O convidado falou sobre sua experiência na criação da startup, as etapas que envolvem esse empreendimento, desafios e possibilidades futuras no contexto da Economia do Conhecimento. A participação ocorreu no dia 19 de março de 2021.
Localizada em São Paulo (SP), a Turivius atua na pesquisa jurisprudencial inteligente, jurimetria integrada e inteligência artificial. Além disso, Guilherme explanou sobre a fundação e os objetivos do HackerSpace, uma comunidade de prática em Maringá (PR).
Os professores Ely Mitie Massuda, Arthur B. Urpia e Viviane Sartori ressaltam a importância dessas participações, tendo-se em vista as dificuldades para visitas técnicas durante a pandemia. Essas participações têm como finalidade a aproximação com o mercado e a consolidação de conceitos teóricos explanados e discutidos em aulas.
De acordo com o mestrando André Machado, a visita de Guilherme Kenzo dos Santos foi muito enriquecedora e com excelente conteúdo. “Ele é uma pessoa espetacular, que pauta as suas ideias em open-souce e software livre, trazendo assim muitos benefícios para comunidade. Exemplo disso, foi a criação do espaço HackerSpace na cidade de Maringá”, disse.
O estudante também ressaltou a iniciativa de Guilherme de demonstrar todas as etapas para a criação de sua startup, contemplando a ideia inicial, o produto ou serviço ofertado, mercado consumidor e obtenção de capital. “A Turivius é utilizada para facilitar o acesso ao conhecimento para advogados de todas as áreas do direito, isso mostra o quanto a Gestão do Conhecimento é interdisciplinar. Uma grande lição aprendida com ele, é que para atingir o sucesso, precisamos de muita persistência e resiliência, perante as adversidades que toda ideia inovadora traz consigo.”