Colação de grau marca final de semana na instituição

A Unicesumar realizou neste final de semana a colação de grau de 3 mil novos profissionais que concluíram a graduação nesta metade de ano. A solenidade, realizada no sábado à noite e domingo de manhã no Ginásio de Esportes da instituição, reuniu graduados do ensino presencial e a distância de dezesseis cursos como gestão comercial, ambiental, agronegócio, recursos humanos, marketing, logística, gastronomia e design de interiores, entre outros.

Autoridades como os secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes e da Casa Militar, Cel. Adilson Castilho Casitas; os deputados federais Luiz Nishimori e Osmar Serraglio; os deputados estaduais Wilson Quinteiro e Dr. Batista e diversas autoridades municipais prestigiaram o evento, que foi conduzido pelo reitor Wilson de Matos Silva.

O ginásio de esportes esteve lotado nos dois dias com a presença de aproximadamente sete mil pessoas entre familiares e amigos dos formandos. O paraninfo, senado Álvaro Dias, disse aos novos profissionais do compromisso que devem ter com a transformação da sociedade. "A Unicesumar é uma matriz geradora de profissionais com habilidades para fazer a transformação necessária do nosso País. Aproveitem o conhecimento adquirido aqui para desenvolverem novas práticas e contribuírem com o progresso que o Brasil precisa nos campos social, político e econômico", salientou.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por sua vez, ressaltou a qualificação recebida pelos novos graduados. "Tenho por convicção que este é o ato mais importante de uma universidade. E a Unicesumar entrega à sociedade, jovens que passaram os últimos anos de suas vidas se preparando para o mercado de trabalho, de uma forma que possam sair daqui e fazer a diferença. Vocês estão recebendo o diploma de uma das mais importantes instituições do país. Tenham a certeza disso", enfatizou.

Para o reitor Wilson Matos, o ensino de qualidade é o resgate da cidadania. "Não haverá democracia plena enquanto todos não tiverem acesso à educação de qualidade. Nós estamos fazendo um grande esforço para formarmos profissionais competentes e comprometidos com um mundo melhor. Mas sabemos que no nosso país é preciso melhorias na educação básica, com a implantação da escola em tempo integral, pois não há país no mundo que deu certo sem uma educação séria e de qualidade. Esperamos que vocês, caros formandos, sejam agentes transformadores e lutem por uma sociedade justa e solidária", destacou o reitor, que atualmente ocupa uma vaga no Senado Federal, onde protocolou diversos projetos voltados à melhoria da educação no Brasil.

Ainda no sentido de reforçar a importância da atuação desses profissionais na sociedade, o orador da turma Yuri Oliveira, ao usar da palavra no sábado,  disse que a atualidade exige dos profissionais atualização permanente, visão estratégica, parcerias sólidas e espírito empreendedor. Segundo aconselhou  aos colegas, "após terem tido o privilégio de viver um grande ensaio para a vida profissional nos bancos da universidade, não desperdicem o tempo vivendo a vida de outra pessoa. Façam a sua valer a pena. Lutem pelo que importa para vocês. Por mais difícil que seja a caminhada, por mais distante que estejamos de um ideal, sempre existe uma maneira de vencer com perseverança, trabalho e fé".