Unicesumar
Unicesumar

Colação de grau reúne cerca de 1.500 pessoas


GALERIA DE FOTOS DA FORMATURA


Cento e cinqüenta e oito formandos das primeiras turmas de Teologia, Automação Industrial e Gestão de Agronegócio do Centro Universitário de Maringá, mais formandos remanescentes de 2005, receberam sábado (19) seus certificados de conclusão de curso, em solenidade conjunta de colação de grau, no Ginásio de Esportes da instituição.


O reitor Wilson de Matos Silva presidiu o evento, que teve a presença do vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti (patrono de Agronegócio), do deputado federal Ricardo Barros e outras autoridades estaduais e municipais. Cerca de 1.500 pessoas, entre parentes e amigos dos formandos, acompanharam a solenidade.


O paraninfo geral, Luiz Lourenço, destacou em seu discurso os avanços tecnológicos e o papel dos que saem da universidade para a continuidade do progresso, criação de idéias e projetos que beneficiem ao homem, destacando dentro deste aspecto a importância dos novos profissionais de Automação Industrial.


Já o vice-governador, Orlando Pessuti, apontou a multiplicidade de cursos do  Cesumar como bastante positiva para os estudantes, que têm a oportunidade de interagir com as diversas áreas e melhorar sua formação. Ele falou também da honra de ser patrono de uma turma de Agronegócio, área que tem grande afinidade e que é o esteio do país, "precisando realmente de pessoas qualificadas para atendê-la e melhorá-la cada vez mais".


Por sua vez, o reitor Wilson de Matos Silva salientou o compromisso do Cesumar com a formação humanística, enfatizando a preocupação que houve da instituição em implantar o curso de Teologia, "porque acreditamos que o homem precisa também tratar do seu espírito".


Solange Depieri de Souza, oradora da turma, deixou como mensagem aos colegas a necessidade de que tenham suas profissões "como uma missão, que exige responsabilidade e amor, numa práxis que transforma o nosso conhecimento, em instrumento do desenvolvimento social, econômico, cultural e, acima de tudo, de promoção da justiça, fraternidade, liberdade e igualdade de condições para todos os seres humanos". Lembrou ainda o pioneirismo dos cursos e disse que "como desbravadores construímos um caminho que será trilhado por muitos outros que virão depois de nós".


O juramento dos recém-graduados foi conduzido pelo formando Cláudio Pontes Coelho, de Agronegócio. Ainda na solenidade foi prestada homenagem póstuma ao professor João Aparecido Gottardo, falecido em 11 de maio deste ano.

Últimas notícias

Categorias