Com aulas remotas, alunos e professores da UniCesumar de Londrina se adaptam à nova rotina

Desde o dia 20 de março, docentes geram conteúdo pedagógico em casa e compartilham com os alunos virtualmente, em prol da prevenção contra o coronavírus

Uma das medidas de segurança adotadas pela UniCesumar para prevenir a pandemia de coronavírus foi a substituição das aulas presenciais, que passaram a ser remotas. Com isso, o intuito da Instituição é manter o processo de aprendizado dos alunos, nutridos de aprendizado pelos professores enquanto todos ficam se resguardam, protegidos, em casa.

O ato de assistir aulas remotamente pode ser considerado um desafio para os envolvidos no ensino presencial. No entanto, a prática tem se mostrado produtiva no campus da UniCesumar em Londrina. Desde o dia 20 de março, os professores estão preparando o material das disciplinas e divulgando para os estudantes por meio do Studeo, no horário em que estariam em sala de aula.

De acordo com o diretor da UniCesumar em Londrina, Carlos Henrique Vici, a estratégia tem sido uma oportunidade de alunos e educadores superarem limitações em prol do desenvolvimento pedagógico de todos os envolvidos. “Nós acreditamos que a qualidade do ensino se dá pela constância de atividades, ou seja, pela rotina. Essa orientação foi dada aos nossos alunos e professores, que assumiram com muita tranquilidade em prol do momento desafiador que estamos vivendo.”

Para Vici, é importante que os alunos mantenham o foco na própria capacitação. “A educação precisa, mais do que nunca, ser transformadora para a sociedade. O coronavírus vai passar e nós vamos vencer essa batalha, mas a competência adquirida por nossos alunos por meio do foco no estudo vai permanecer, fazendo a diferença no atendimento à comunidade.”

DESAFIOS DOS ATORES EDUCACIONAIS

Uma das estudantes que teve que se adaptar à nova rotina de estudos foi Anutia Tolentino Cougo, acadêmica do 1º ano de Odontologia. Para ela, a experiência tem sido muito construtiva.

“Acredito que isso contribui para unir a turma, que fica mais próxima para fazer questionamentos e levar ao professor, um ajudando o outro. Também ajuda a gente a se sentir mais próximo do professor”, diz Anutia, ressaltando a importância que o estudo remoto tem para a segurança de todos no atual cenário. “Esse método que a UniCesumar está aplicando para nós é incontestável. Os professores estão colocando esses aprendizados mais técnicos em nossa vida, seja com brincadeiras ou jogos, para que a gente consiga aprender.”

O professor Tacito Graminha Campois, dos cursos de saúde da UniCesumar em Londrina, reforça a efetividade da aula remota. “A experiência está sendo magnífica, os alunos interagindo no fórum e na sala de café, como se fosse presencialmente. Estamos entregado aos alunos uma oportunidades digital de aprendizado remoto sem perder a característica da presencialidade a que estão acostumados.”

E o esforço tem funcionado em prol do grande objetivo: manter o ritmo de aprendizado dos alunos. “As metodologias utilizadas, síncronas e assíncronas, são grandes aliadas para essas aulas. Cabe a nós avançarmos nesse momento de emergência e garantir que a experiência seja a melhor possível para todos nossos alunos”, enfatizou Campois.