Com o projeto Cozinha Park, alunos da UniCesumar vencem o Prêmio Novos Arquitetos, da Docol

Propondo uma cozinha aberta no Parque do Ingá, estudantes ganharam uma visita à fábrica da empresa e uma viagem para a Semana de Design de Milão

Os alunos Andreia Chapini, Jonathan Oliveira e Matheus Moreira, do 4º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar, têm um motivo especial para comemorar. Com o projeto Cozinha Park, eles foram anunciados como vencedores do Prêmio Novos Arquitetos, promovido pela Docol com o objetivo de revelar novos profissionais na área. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (9).

Como prêmio, os estudantes visitarão a fábrica da Docol em Joinville (SC), onde irão conhecer todo o processo industrial realizado no desenvolvimento dos produtos da marca. Além disso, Andreia, Jonathan e Matheus ganharam uma viagem para a Semana de Design de Milão 2020, um dos eventos mais importantes do segmento no mundo.

Para os estudantes, participar do concurso foi uma forma de ampliar os horizontes, bem como encontrar ainda mais motivação para atingir objetivos e realizar sonhar. “Cursar Arquitetura é um caminho árduo, mas é gratificante. Precisamos pensar em projeto que acrescentam na vida das pessoas e da cidade como um todo e temos parte na responsabilidade da felicidade do outro”, disse Andreia.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo e orientador do projeto, Paulo Renato Castro Alves, ressaltou a importância que projetos como o Prêmio Novos Arquitetos para o crescimento dos alunos. “Nós, professores e coordenação, incentivamos os alunos a participarem de concursos devido ao aprendizado prático que eles adquirem.”

A importância, segundo o coordenador, também se estende à interação entre as empresas e as instituições e ensino. “Isso cria oportunidades muito boas, pois possibilitam que os alunos façam projetos que possam ser realmente executados. Isso é muito enriquecedor para os estudantes, que chegarão ao mercado de trabalho como profissionais aptos e completos”, declarou.

COZINHA PARK

Na competição, os alunos precisaram desenvolver um projeto original que, além de utilizar objetos da nova linha da Docol, contemplasse elementos como design inovador, sustentabilidade e tecnologia. Eles criaram, então, a Cozinha Park, uma cozinha ao ar livre no Parque do Ingá – uma das maiores referências turísticas da Cidade Canção.

Para elaborar estratégias e dar sequência ao projeto, os alunos realizaram provas e visitaram lojas para conhecer os produtos da Docol. A partir disso, eles escolheram trabalhar com uma tecnologia das torneiras da Docol que esteriliza objetos e elimina agrotóxicos.

De acordo com Matheus, um dos alunos que integram a equipe, a ideia foi, antes de tudo, projetar um espaço que promovesse o contato com a natureza. “O diferencial do nosso projeto é atingir pessoas na cidade e fazer com que elas se sintam mais pertencentes dos espaços públicos.”

Já Jonathan, o terceiro membro do time, a experiência foi desafiadora, mas gratificante. “O processo de concepção do projeto nos ensinou muito. Foi inesquecível cada detalhe, e ter ganho o prêmio foi a cereja do bolo”, comemorou.