Começa ciclo de palestras "Urbanismo e paisagem"

O curso de Arquitetura do Cesumar realiza esta semana o primeiro Ciclo de Palestras sobre Urbanismo e Paisagens. A abertura do evento ocorreu hoje às 9 horas, com uma palestra sobre "Arquitetura e projeto, um estudo de caso" , proferida pelo  arquiteto Fabiano Veríssimo, de Pelotas (RS). O palestrante trouxe vários projetos realizados por ele, destacando-se o primeiro auditório e Centro de Eventos da Fundação Universidade Federal do Rio Grande e a Biblioteca da Faculdade de Agronomia Elizeu Maciel (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Veríssimo tem 17 projetos concluídos e um em andamento. Ele fez uma apresentação detalhada, dos primeiros rabiscos dos croquis até quando concluidos, projetos de obras, maquetes e fotos da conclusão. Além da modernidade, a arquitetura conta com paisagismo. O arquiteto Fabiano Veríssimo falou, também, sobre orçamentos e prazos. "Tudo tem que estar incluso no projeto que será apresentado ao cliente", disse.

Outra palestra dessa manhã foi sobre "Patrimônio e paisagem cultural: definições e perspectivas", ministrada pela arquiteta Angélica Kohls Schwanz , da UFPEL.

Diferente do anterior, este tema trouxe bastante teoria, falando da importância do patrimônio histórico e do tombamento de paisagens naturais como a cidade do Rio de Janeiro e o céu de Brasília. A palestrante falou também da importância de revitalizar projetos arquitetônicos históricos e jamais reconstruí-los.

O ciclo de palestra continua durante a semana. Amanhã (26) as apresentações iniciam-se às 8 horas com o tema "As cidades plantadas: ideias urbanísticas estrangeiras no norte do Paraná", a ser ministrado pelo doutor Renato Leão, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em seguida, às 9h30, será abordado "O Paisagismo no contexto Urbano" e a palestrante será a arquiteta Bárbara Godeni, de Florianópolis (SC). O encerramento acontecerá na quarta- feira, 27 de outubro.