Começa Semana de Educação Física

Debatendo Lazer, Esporte e Recreação no Estado do Paraná, foi aberta ontem à noite a Semana de Educação Física do Cesumar, que prossegue até sábado integrando a programação do 5º Seminário Interdisciplinar de Educação. A professora Zuleika Lopes Koritha esteve representando a Paraná Esportes e falou dos projetos existentes no órgão para fomentar a prática esportiva no Estado. Também estiveram presentes na abertura falando sobre a profissionalização no lazer os professores Yara Kustner, da Confraria dos Profissionais de Lazer e Giuliano Pimentel, da Universidade Estadual de Maringá.

A Semana de Educação Física tem cerca de quatrocentos inscritos, entre estudantes do Cesumar e de outras instituições universitárias e profissionais da área. Além de palestras, o evento oferece onze minicursos, nos períodos da manhã e noite, e duas oficinas, no período da tarde. No sábado, haverá exposição de trabalhos científicos.

O professor doutor da Unicamp Adilson Nascimento veio dar o curso “Cultura Corporal”. Conforme Nascimento, graduado em Educação Física, mestre e doutor em psicologia da educação e pós-doutor em artes, a cultura corporal significa criar uma consciência do corpo além dos aspectos físicos. “Ter uma visão corporal significa a pessoa perceber a relação do seu corpo com todos os aspectos que a cercam, o trabalho, a natureza, a cultura, o universo e, a partir disso, conseguir descobrir e controlar suas energias”, explicou o professor, ao afirmar que o resultado é a melhoria da própria saúde.

Na prática, a consciência corporal pode ser obtida através de técnicas de relaxamento, respiração, toque corporal, auto-massagem e shiatso (técnica chinesa de massagem feita em outra pessoa), podendo também se estender à dança. São estas técnicas que o professor está repassando no curso de ministra durante a Semana de Educação Física. Segundo ele, há muitas formas de trabalhar a consciência corporal e muitas delas vêm das culturas orientais, “mas no ocidente ainda são poucas as práticas adotadas”.