Começa terça Congresso Interdisciplinar de Saúde

Doutores da Alegria fazem abertura do evento e ex-ministro da previdência vai tratar crise nos sistemas de saúde

Começa terça-feira (19) o 3º Congresso Interdisciplinar de Saúde promovido pelo Cesumar, que terá na abertura a presença do grupo "Doutores da Alegria". Durante três dias, aproximadamente oitocentos estudantes e profissionais estarão reunidos para debater questões que perpassam pelas várias áreas da saúde, tendo como ponto de reflexão o tema "Conhecer, promover e agir".

O congresso, que terá abertura no teatro Marista e prosseguimento, dos dias 20 a 22, nos auditórios do Cesumar, vai contar com  15 palestras, mesas redondas e minicurso. A palestra de abertura será: "Equipes de Saúde e Palhaços: Uma perspectiva de Encontro". Esse tema será abordado pelos "Doutores da Alegria", que realizam cerca de 75 mil visitas por ano a crianças internadas em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e, pela primeira vez, estarão em Maringá para expor essa rica experiência.

Além destes convidados, o congresso trará outros profissionais como a doutora em Educação Física pela Universidade do Porto, Giovana Zarpelon Mazo, que falará no segundo dia se é possível envelhecer com saúde. Outros temas como os aspectos emocionais e sociais que interferem no tratamento da obesidade, oncologia no século XXI, segurança alimentar e tecnologias aplicadas à saúde também serão debatidos.

Mas um dos assuntos mais controversos está reservado para o último dia, quando será tratada a crise nos sistemas de saúde.  Para refletir sobre esta problemática vai estar presente o ex-ministro da Previdência e Assistência Social, José Cechin, que abordará o projeto "A saúde em 2015 - Ganha-Ganha ou Todos Perdem"?. Trata-se de um retrato da situação de muitos países ao redor do mundo em que os sistemas de saúde tendem a se tornar insustentáveis até 2015, bem como apresentação de uma proposta para a transformação dessa realidade.

O 3º Congresso Interdisciplinar de saúde contará ainda com exposição de trabalhos científicos e os melhores serão premiados ao final do evento. A programação completa do congresso encontra-se disponível aqui.