Unicesumar
Unicesumar

Comitê de Ética em Pesquisa da UniCesumar participa de Projeto de Qualificação

Objetivo do projeto é educar e promover o reconhecimento entre os Comitês de Ética em Pesquisa e a CONEP

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UniCesumar se reuniu com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), como uma etapa da execução do Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa que integram o Sistema CEP/Conep. A reunião ocorreu no dia 20 de agosto, no campus da UniCesumar.

O Projeto de Qualificação é uma ação de ensino e aprendizagem conjunta da CONEP/CNS e o Ministério da Saúde com parceria do PROADI-SUS, com o objetivo de educar e promover o reconhecimento entre os Comitês de Ética em Pesquisa e a CONEP. O intuito é a valorização dos CEPs nas instituições, padronizar o trabalho administrativo dos Comitês e fortalecer a análise e discussão ética realizadas pelos CEP.

O Projeto é constituído de duas etapas, uma de reconhecimento e outra de educação. O reconhecimento é realizado com leitura do trabalho administrativo e análise ética desenvolvido pelo CEP. A etapa educativa envolve atividades in loco, com visitas a cada CEP, além de implementação de ferramenta de Educação a Distância do Sistema (EAD) CEP/Conep.

A coordenadora do CEP da UniCesumar destacou que a comissão parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelos membros do CEP e ressaltou que foi um momento muito importante de troca de experiências, bem como, de esclarecimentos sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.

Últimas notícias

Categorias