Comitê de Medicina da UniCesumar é premiado nacionalmente

Foram oferecidos intercâmbios médicos nacionais e internacionais em pesquisa e clínicos-cirúrgicos.

Saúde pública, direitos sexuais e reprodutivos (incluindo HIV e AIDS), Educação Médica e Direitos Humanos e Paz. Esses foram os pilares do premiado projeto de extensão dos alunos  da Faculdade de Medicina da UniCesumar. O objetivo foi oferecer Intercâmbios médicos nacionais e internacionais em pesquisa e clínicos-cirúrgicos.

O trabalho do  IFMSA Brazil UniCesumar recebeu o prêmio  de Destaque Nacional em Intercâmbio no Local Comittee Fair da Semana de Integração Nacional da IFMSA Brazil.  “Escolhemos trabalhar com essas áreas pois queremos ser estudantes que fazem a diferença no mundo e através da Federação Internacional dos estudantes de Medicina. Conseguimos isso! ”, comemora a estudante Isabella Beltrami, 22 anos, aluna do 4º ano.

Ela conta que no comitê de educação médica, foram trabalhados temas como pele negra em dermatologia, soft skills, workshops de manejo de feridas, entre outros. No comitê de Saúde e Direitos sexuais e reprodutivos -  incluindo HIV e AIDS – foram realizadas atividades como o Fight Like a Girl que trabalhou com temas ligados à violência contra a mulher. Também ocorreu um workshop de jiu-jítsu para ensinar defesa pessoal.

No comitê de Saúde Pública,  os estudantes fizeram  uma campanha de doação de sangue envolvendo também a UEM e Uningá. “ Tivemos o maior número de doadores, além de atividade que trabalham atendimento de populações vulneráveis no dia a dia do SUS”, ressaltou Isabella.

Já no comitê de Direitos Humanos e Paz,  os temas estavam relacionados as práticas integrativas propostas pelo SUS, junto com atividades sobre o atendimento da população muçulmana e da população privada de liberdade.

O Local Committee Pleno da IFMSA Brazil é representado pelos acadêmicos da UniCesumar.  A IFMSA – International Federation of Medical Students Associations – é uma organização que abrange associações de estudantes de medicina do mundo inteiro, e que está ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU).

Não é a primeira vez que os acadêmicos de medicina foram premiados. A UniCesumar ganhou prêmios nos últimos quatro anos: Comitê Destaque em Atividade, melhor Comitê Geral, Melhor Stand  e Comitê Destaque em Pesquisa e agora, Destaque em Intercâmbio.