Comitiva Japonesa visita o Cesumar

O reitor Wilson Matos e o presidente da Fundação Cesumar, Claudio Ferdinandi, receberam quarta-feira uma Comitiva Japonesa do Rotary, que participa do Grupo de Estudos em Maringá.

No encontro, o reitor apresentou um vídeo institucional, em seguida, falou um pouco mais sobre o Cesumar, apresentou números atuais de alunos, cursos e também um breve panorama da educação no Brasil. Hoje, no Brasil, 80% dos estudantes do ensino superior estudam em instituições privadas e 20% em públicas, informou o reitor.

Depois da apresentação, a representante da Tokay University, Ikumi Suematsu, perguntou mais sobre o Cesumar e afirmou estar impressionada com a estrutura da instituição. Embora a universidade a qual pertence  tenha 30 mil alunos, a pesquisadora afirmou não ser comum essa estrutura no Japão.

Ikumi também fez uma breve explanação da educação japonesa, falou do setor de pesquisa das universidades privadas e dos investimentos que recebem, tanto do governo quanto da sociedade, para desenvolverem pesquisas.