Composição corporal e aptidão cardiorrespiratória em pessoas com sobrepeso ou obesidade pós COVID-19: Um estudo comparativo

O artigo intitulado: “Body composition and cardiorespiratory fitness in overweight or obese people post COVID-19: A comparative study” foi publicado recentemente na Revista Internacional Frontiers in Physiology. O presente estudo teve como objetivo avaliar a composição corporal e aptidão cardiorrespiratória de pessoas com sobrepeso ou obesidade após COVID-19.

A composição corporal foi realizada por meio da bioimpedância elétrica (BIA), e a aptidão cardiorrespiratória foi avaliada através do teste de ergoespirometria. 171 sobreviventes da COVID-19, em diferentes sintomatologias, isto é, casos leves (não hospitalizados), moderados (hospitalizados) e graves (UTI), foram avaliados. Foi verificado que os pacientes hospitalizados apresentaram menor aptidão cardiorrespiratória quando comparado a pacientes não hospitalizados e que a saturação periférica de oxigênio decaiu significativamente durante o teste cardiopulmonar em pacientes graves (UTI) quando comparado àqueles que não foram hospitalizados. Ademais, a pressão arterial diastólica permaneceu elevada por até 15 minutos após o teste cardiopulmonar em pacientes hospitalizados quando comparado aos não hospitalizados.

O estudo poderá nortear condutas de reabilitação para os sobreviventes da COVID-19, sendo resultados de investigações do Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) Dr. Maurício Lemos, do Professor e Pesquisador Dr. Braulio Henrique Magnani Branco do PPGPS e da contribuição de alunos do curso de medicina e voluntários das áreas da saúde, com fomento da Fundação Araucária, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação e Universidade Cesumar.

O artigo completo está disponível em: https://doi.org/10.3389/fphys.2022.949351