Unicesumar
Unicesumar

Congresso de Turismo debate alternativas regionais


Discutir alternativas para o desenvolvimento do turismo regional é o objetivo principal do III Congresso de Turismo do Noroeste Paranaense, que prossegue até hoje à noite no Cesumar. O evento foi aberto ontem, no auditório do bloco 6, com a presença do prefeito Sílvio Barros, do reitor Wilson de Matos Silva e diversas autoridades da área.

O prefeito Sílvio Barros observou que não basta existir potencial para o turismo,  se não houver o desenvolvido de produtos, ou seja, se os municípios e os locais que têm atrativos não se prepararem para receber os visitantes.  "Muitos locais têm potencial, mas falta desenvolver o produto turístico", disse ele.

Para debater essa possibilidade de desenvolvimento, o Congresso coloca em pauta vários temas, como as leis de incentivo às pequenas empresas, abordada ontem à noite pelo diretor do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Nunes de Souza, que lembrou ser o turismo um negócio dirigido em grande parte por micros e pequenos empreendedores.

Para o presidente da Federação do Comércio do Paraná, Darci Piana, que também esteve presente, falta incentivo do Governo Federal ao turismo paranaense. Ele apresentou dados, mostrando que em 2009 o Paraná foi o 19º estado da Federação em recebimento de recursos para este segmento.

No entanto, especialistas da área ainda debatem hoje questões que visam dar impulso ao setor. É o caso da mesa-redonda sobre "Desenvolvimento Local e Inclusão Social no turismo e Multifuncionalidade no Espaço Rural", que reúne, à tarde, o consultor em turismo do Sebrae e Senar e atual presidente da Rede Regional de Turismo, Manoel Jacó Garcia Gimenes, o gerente regional da Emater, Romoaldo Carlos Faccin, o gerente regional dos Correios, Carlos Roberto Mariani e representantes do Projeto de Apoio ao Artesanato  Brasileiro, da Caixa Econômica Federal.

O evento encerra-se à noite com uma série de três palestras. A primeira, às 19h30,  sobre "Turismo de Eventos: Gerando Economia e Negócios para os Municípios",  será proferida pelo presidente da Confederação Brasileira de Conventions&Visitors Bureau,  João Luiz Moreira.  Depois dele, estará presente Ubiraney de Figueiredo Silva, secretário de Turismo de Santa Luzia (MG), que ganhou, no ano passado, o prêmio de Melhor Gestão Municipal em Turismo do Brasil e vai falar dessa experiência. Para finalizar, o professor doutor da USP Wagner Costa Ribeiro discorrerá sobre o tema: "Rumo ao Pensamento Crítico Socioambiental".

O III Congresso de Turismo do Noroeste Paranaense é uma realização da Prefeitura Municipal, Cesumar, PUCPR, Universidade Estadual de Maringá, Unifamma, Maringá Convention Visitors Bureau e Rede de Turismo Regional.

Últimas notícias

Categorias