Foca na Carreira: conheça o projeto de aconselhamento profissional da UniCesumar

A iniciativa ajuda alunos de ensino médio na hora de escolher a profissão

O segundo semestre do ano pode ser um período de muita indecisão para alunos que estão no ensino médio ou que querem ingressar em uma Universidade. Vestibulares com inscrições abertas e datas de provas se aproximando podem aflorar ainda mais dúvidas nos estudantes na hora de tomar a decisão de qual profissão seguir.

A aluna Gabriela Figueira, 17 anos, está no terceiro ano do ensino médio e ainda não tem certeza de qual curso irá se inscrever no vestibular. “É uma decisão para a vida toda. Eu fico indecisa porque ainda não consigo me imaginar 100% em uma profissão”.

Pensando em auxiliar alunos como Gabriela, a UniCesumar conta com um programa de aconselhamento profissional, o Foca na Carreira. O projeto une escolas de ensino médio e profissionais da instituição para ajudar a guiar o aluno no processo de escolha da futura profissão.

O programa tem duas modalidades: Foca na Carreira, no qual um psicólogo vai até o colégio atender as turmas de Ensino Médio e ajudar os alunos com a decisão. O outro é o Foca Na Universidade, em que a UniCesumar abre as portas para que as escolas tragam seus alunos do último ano do Ensino Médio e visitem o Campus enquanto aprendem mais sobre os cursos que pensam em ingressar.

A visita é feita de forma leve e descontraída. Os alunos são convidados a conhecer a estrutura da instituição e acompanhar uma aula do curso que preferirem, entendendo de forma prática a atuação dos profissionais na área, o que vão aprender durante o curso e as oportunidades do mercado de trabalho.

Para o psicólogo Bruno Klemtz, responsável pelo Foca na Carreira do campus de Curitiba, é muito importante que os jovens sejam auxiliados durante o processo de escolha da profissão. “A fase da adolescência por si só é um momento de grandes mudanças e (re)construções para qualquer indivíduo. Nesse percurso, grandes anseios e dúvidas permeiam sobre o futuro em diversos aspectos. Portanto, obter esclarecimentos acerca dessa temática é fundamental para o desenvolvimento e a conscientização de si mesmo dentro do processo de maturação”, afirma Bruno.

Só neste ano, mais de 6 mil alunos de Curitiba e região metropolitana já foram impactados positivamente com a iniciativa do projeto, e esse número tende a aumentar. Quando mais alunos de ensino médio puderem ter a oportunidade de ver de perto como será seu futuro nas profissões que se interessam, melhor. “É muito mais fácil decidir quando você entende como vai ser seu dia a dia em cada profissão”, ressalta a aluna Gabriela.

SERVIÇO

Foca na Carreira: entre em contato para verificar a disponibilidade das modalidades do Foca e marcar sua visita
Contato: E-mail: focanacarreira@unicesumar.edu.br | Whatsapp: +55 41 99147-8253