Conquistas dos novos bacharéis marcam formatura 2006

VEJA GALERIA COM ALGUMAS FOTOS DO EVENTO!

MAIS FOTOS...

Fotos: João Paulo dos Santos

"Parabéns Netânia (Medicina Veterinária), rumo à Sadia – MT." Os dizeres da faixa levada à colação de grau do Cesumar, na semana passada, deu o tom do que é a saída de muitos formandos da universidade. Netânia começou muito bem ou seu caminho profissional, assim como vários outros graduados que deixaram o Centro Universitário de Maringá empregados.

Para Netânia, familiares e amigos, a comemoração foi dupla, já que recebendo o diploma, a nova profissional se dirigiria direto a Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, onde conquistou a única vaga oferecida pela Sadia para o comando de uma equipe de veterinários.

É claro que é uma super conquista para quem acabou de se formar, mas Netânia fez por merecer.  Paralelamente à Medicina Veterinária, ela também  cursou Gestão de Agronegócio e fez uma pós-graduação na mesma área, concluída no final de 2006. Para a médica veterinária, o conhecimento em gestão foi fundamental na conquista do emprego.

Assim como Netânia, Priscila Nascimento, formada em Jornalismo, está empregada na Assessoria de Imprensa do Colégio Objetivo, onde no ano passado trabalhou como estagiária. Paralelamente, arrumou um trabalho de "free lancer" e diz: "para início de carreira está ótimo, estou muito feliz".

Integrante da primeira turma de Sistemas de Informação, Gustavo Lázaro, empregado na matriz da Lojas Dudony de Maringá, conta que a maioria dos colegas está trabalhando e todos estão muito otimistas com a possibilidade de bons empregos. Ele lembra que em Maringá o campo não é muito bom ainda, mas ressalta que em outros centros maiores há muitas oportunidades de trabalho.

Solenidade

A solenidade de formatura do Cesumar, realizada quinta e sexta-feira da semana passada, contou com 1.800 graduandos de 34 cursos. A Arena Coberta do Parque de Exposição Francisco Feio Ribeiro esteve tomada durante os dois dias por familiares, amigos, professores, autoridades e membros do Conselho Universitário.

Autoridades como o senador Álvaro Dias, o prefeito Sílvio Barros II, os deputados estaduais Dr. Batista e Luiz Nishimori, estiveram presentes, além de vereadores, representantes do judiciário, de órgãos de segurança e de outras instituições de ensino superior de Maringá.

Discursos

Os oradores da turma - Silas Farias Dias (Direito) e  Karen Raiocovitch (Fonoaudiologia) - transmitiram aos colegas a preocupação quanto a caráter, integridade, coragem, disposição e fidelidade a valores morais. Silas Farias exclamou: "o mundo incógnito espera e confia no bom desempenho, discernimento sincero e autêntico de vocês para que aproveitem com êxito a era do pós-moderno".

Com o nome reconhecido na história do desenvolvimento de Maringá, o pioneiro e empresário maringaense Emílio Germani, 88 anos, paraninfo geral, falou aos formandos da sua emoção e disse que gostaria de deixar-lhes o próprio exemplo, de alguém que sempre lutou pelos objetivos, sem nunca abandonar a ética e a honestidade. Para ele, é a garra que poderá fazer a diferença na carreira de cada um.

O reitor Wilson Matos também expressou a sua procupação com o futuro dos novos profissionais, lembrando que a graduação é um caminho de passagem para novos rumos, onde o estudo jamais poderá ser abandonado. "Esperamos que sigam para o mestrado, o doutorado, porque o Brasil precisa disso para que possamos nos igualar às grandes nações".

Os formandos prestaram ainda homenagem póstuma ao professor João Aparecido Gottardo, falecido na metade do ano passado, e a Eduardo Soler Jorge, acadêmico de Direito que estaria colando grau, falecido na semana passada.

Foto: João Paulo Santos