Consultor ensina como desenvolver talentos nas empresas em aula de MBA

O consultor organizacional Roberto Hirsch, que atua como personal coach de grandes organizações nacionais, ministrou aula no último final de semana no Cesumar para alunos de MBA em Recursos Humanos. Ao ministrar a disciplina “Modalidade de Intervenção no processo de desenvolvimento de talentos”, Hirsch teve como prioridade discutir o papel do profissional de recursos humanos e indicar maneiras como este profissional pode intervir dentro dos processos da organização.

A primeira questão abordada foi sobre o conhecimento de pessoas na organizaçõa. De acordo com o consultor o profissional de recursos humanos deve conhecer as pessoas e a si mesmo evitando que problemas pessoais interfiram no desempenho dentro da organização. Além disso, o consultor reforçou que é necessário entender os processos da empresa trabalha e compreender de que forma cada integrante pode melhor se desenvolver no ambiente de trabalho.

Segundo Hirsch, há maneiras específicas do profissional de recursos humanos desenvolver capacidades, fazendo intervenções junto à sua equipe. “Existem atividades em grupo, trabalhos em equipe, enfim, uma série de processos que fazem com que as pessoas se auto-conheçam e desenvolvam melhor suas habilidades no local de trabalho.”

Ações como essas, afirma Hirsch, trazem muitas vantagens para a empresa. “As pessoas que trabalham em uma organização e passam por uma intervenção se auto-conhecendo vão tirar melhor proveito de suas capacidades e habilidades”. Durante as aulas, Hirsch ensinou os alunos a trabalharem com o que é mais positivo, qualificador e que ajude a desenvolver as competências das pessoas. “O ganho pessoal é muito grande pois a tendência é que as pessoas fiquem mais satisfeitas e produtivas, refletindo em seu trabalho na empresa”, conclui.