Consultorias Juniores debatem empregabilidade e mercado de trabalho

Evento promovido pela UniCesumar é uma oportunidade para os alunos compreenderem o mercado de trabalho, cada vez mais inovador.

“Nós precisamos de desafios diários como seres humanos”, essa foi a reflexão proposta na abertura oficial das atividades das Consultorias Juniores da UniCesumar Empresarial. Com o tema “Empregabilidade e mercado de trabalho”, o evento foi realizado nesta segunda-feira (8) como marco inicial dos trabalhos de todos os alunos consultores júniores da Instituição.

São 16 consultorias espalhadas pelos campi da UniCesumar. De acordo com o pró-reitor de ensino, Valdecir Antonio Simão, a instituição tem se destacado pelo resultado das consultorias juniores. “As consultorias fazem a diferença na formação profissional de cada um. Os alunos já começam ganhando, porque quem está na consultoria júnior adquire competências e habilidades que outros só terão quando ingressarem no mercado de trabalho. É a integração entre os cursos e o intercâmbio de informação que faz crescer”.

Em tempos em que o mercado de trabalho passa por constantes mudanças, há o surgimento de novas profissões e a queda daquelas que eram consideradas tradicionais. De acordo com a diretora da área de gestão e qualidade do EAD UniCesumar e palestrante do evento, Dayane Silva Almeida, esse fenômeno deve-se ao advento de habilidades dos novos profissionais, dentre eles os da geração Z. “Estamos falando de uma geração que é autodidata. É preciso pensar no trabalho como um propósito. Há uma necessidade de adaptação, as profissões estão sendo reinventadas e precisamos buscar o conhecimento todos os dias”.

Para Dayane, essa mudança de perfil dos profissionais reflete tanto no meio acadêmico, quanto no meio empresarial. “Nós executivos precisamos fazer uma troca de experiência com as novas gerações. Chega em um ritmo que também precisamos nos reinventar e as competências e habilidades passam a ser fatores determinantes na capacidade de cada um”, explicou.

A diretora da UniCesumar Empresarial, Fabiana Cristina de Azevedo Picanço, ressalta a importância de eventos de qualificação para os alunos. “A participação dos consultores é de fundamental importância, pois o objetivo da UniCesumar Empresarial é capacitá-los para o mercado de trabalho, tanto para serem empreendedores do seu próprio negócio quanto para serem intraempreendedores da sua carreira e da sua vida. Estamos preparando estes jovens porque o mercado os espera”.

SERVIÇO

As consultorias são projetos de extensão realizados por diversos cursos da UniCesumar. Os alunos passam por um processo seletivo para entrar no projeto e são capacitados, orientados e incentivados a pensar como empresários ou consultores empresariais. Mais informações sobre as consultorias estão disponíveis no link: https://www.unicesumar.edu.br/empresarial/unicesumar-empresarial/projetos/ .