Contábeis é 4º no Enade entre cursos do Paraná

O curso de Ciências Contábeis do Cesumar ficou em quarto lugar no Estado do Paraná nos índices do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2006 que apontam o conhecimento agregado ao aluno. Só ficaram na frente do Cesumar a PUC-PR, a Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Federal do Paraná. “Foi excelente o nosso desempenho. Dos 63 cursos existentes no Estado, deixamos 59 para trás”, comentou muito satisfeito o coordenador do curso, professor Olírio Sperandio.

O grande desempenho do Cesumar se deu no IDD Índice - desempenho dos alunos concluintes em relação à média de outras instituições cujos perfis dos ingressantes são semelhantes, indicando o quanto cada curso se destaca na média - e no IDD Conceito (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado). No primeiro, onde o índice varia de -3 a +3, o índice do Cesumar foi de +2,16 e no IDD conceito foi de 5 (máximo). Estes dois índices é que colocam a instituição em quarto lugar no Estado. A nota média dos alunos na prova do Enade foi de 3 (o máximo é 5).

Mas em todo o relatório apresentado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) há outros indicadores que apontam para o bom desempenho dos estudantes de contábeis do Cesumar. Um deles está nas questões discursivas da prova, nas quais o Cesumar tem nota acima da média nacional de da região Sul. Neste quesito, o professor Olírio Sperandio se diz satisfeito “porque mostra o raciocínio lógico dos alunos, o que demonstra que eles têm um bom potencial”. Somando a média das quatro questões discursivas, o Cesumar teve 15,6, enquanto a média da região Sul foi de 9,7 e do Brasil de 8,6.

Um outro índice do bom desempenho é nos quartiz. No terceiro e quarto quartiz, que aponta as notas acima da mediana, o cesumar teve 56,3% enquanto que a média do Brasil foi de 49.9%, na região Sul, 53,4%, nos centros universitários, 48.2% e faculdades particulares, 48,2%.