Coordenador destaca diferencial do curso de Agronomia em aula inaugural

Com a presença dos 56 alunos matriculados, aconteceu ontem (07) a aula inaugural do curso de Agronomia, que teve o seu primeiro vestibular neste mês de julho. Os calouros foram recebidos no auditório de Odontologia pelo coordenador, professor doutor Frederico Fonseca Silva, e alguns professores do curso. Após ouvirem explicações sobre o projeto pedagógico e a grade curricular, visitaram laboratórios e outras instalações da instituição.

O professor Frederico Fonseca fez questão de salientar os diferenciais do curso, informando que ele se sustenta em dois pilares: desenvolvimento regional e sustentabilidade ambiental. “Não podíamos implantar um projeto para ser mais um dentro de um raio de 150 quilômetros onde já existem cinco faculdades de Agronomia”, disse ele.

Para o coordenador, a região comporta mais um curso, desde que ofereça uma formação diferenciada. O curso de Agronomia do Cesumar terá 3.700 horas de aula (a carga mínima exigida pelo MEC é de 3.600 horas) e 4 anos e meio de duração. Somente no primeiro ano, os alunos vão cumprir nove disciplinas, contando já com 320 horas práticas e 520 teóricas. O curso é noturno e as aulas práticas de campo serão desenvolvidas aos sábados.

O coordenador explicou que a principal diferença do curso está na integração das disciplinas, o que é uma proposta moderna e adequada aos novos tempos. “Os cursos mais antigos ministram disciplinas muito separadas e às vezes fora do contexto da área em que devem ser aplicadas. Já no nosso curso até as disciplinas básicas, como física e química, serão ministradas voltadas à área específica da agronomia”, esclareceu.

Segundo o professor, o projeto também dá um tratamento especial a questão ambiental porque hoje em dia não tem como dissociar o trabalho de produção no campo do respeito ao meio ambiente. Por isso, disciplinas como Agroecologia e Gestão ambiental estão presentes na grade curricular. Ainda no último ano, os alunos terão disciplinas como Gestão Empresarial e Avaliações e Perícias, áreas inovadoras dentro do curso.

Opiniões

Os alunos receberam bem as explicações do curso. Gian Gislon (24 anos), técnico agrícola de uma multinacional transferiu-se do curso de Engenharia Agrícola, em Cidade Gaúcha, para Agronomia no Cesumar. O que pesou na escolha, segundo ele, foi o fato do curso ser noturno, a qualidade da instituição e também porque Maringá está bem localizada para o seu trabalho.

Gabriel Gonçalves Dias (19 anos), de Floraí, disse que teve boa visão do curso após ouvir as explanações do coordenador. Para ele, o curso de Agronomia do Cesumar foi uma oportunidade para realizar o seu sonho. Ajudou o fato de estar próximo de sua cidade.

Rafael de Souza Marques (18 anos), de Fênix, também se mostrou satisfeito com as explicações do curso. Ele disse que escolheu o Cesumar por ser uma faculdade conceituada e já ter moradia em Maringá. Assim como Gian, ele veio transferido de uma outra instituição da região.