Unicesumar
Unicesumar

Coordenador do curso de Farmácia participa do Encontro para Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Farmácia, Abril/2018, Brasília-DF

foto mellaProfessor: Ms Sidney Edson Mella Júnior

Neste encontro foram abordados os principais aspectos relacionados às novas DCNs e as estratégias para a implantação das mesmas nos cursos de farmácia.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente do CFF, Dr. Walter da Silva Jorge João, no dia 19/04 pela manhã. Na sequência, houve a palestra de abertura Panorama educacional e impactos das DCNs com a professora Zilamar Camargo da Costa. Ainda pela manhã tivemos uma mesa redonda abordando os Eixos de formação nas novas DCNs (Cuidado em Saúde e Tecnologia e Inovação). O período da tarde foi iniciado com uma palestra abordando os aspectos pedagógicos para a implantação das DCNs e também foi desenvolvida uma oficina de trabalho sobre  a construção do Projeto Pedagógico de Curso, das 18 às 20 horas, houve um painel sobre as experiências de reestruturação curricular.

No dia 20/04, pela manhã, houve uma mesa redonda que abordou as implicações da avaliação considerando as novas DCNs e outra mesa redonda que pontuou o desenvolvimento do estágio supervisionado de acordo com as diretrizes. No período da tarde foi feita uma roda de conversa, onde todos puderam se manifestar, para fazermos uma finalização e uma construção coletiva dos objetivos do evento. Neste momento fiz uma manifestação pública da preocupação do ensino em EAD na área da farmácia sem uma devida estruturação para isso. Coloquei a necessidade de manutenção de um padrão de qualidade – preocupação constante de minha IES – e os problemas na formação com cursos que estão abrindo sem nenhuma estrutura. Outra preocupação levantada diz respeito aos profissionais que sairão destes cursos no mercado de trabalho e a falta de estrutura do Ministério da Educação para uma adequada avaliação destes cursos. O evento foi encerrado perto das 18 horas, com a participação do Dr.Walter da Silva Jorge João e comissão organizadora.

O evento foi extremamente dinâmico e produtivo, com abordagem de pontos cruciais relacionados ao tema proposto. Outro fator positivo foi a possibilidade de participação ativa e efetiva, podendo contribuir com todo o processo de análise, construção e implantação das novas diretrizes curriculares do curso de farmácia.

 

Últimas notícias

Categorias