Coordenador do ENADE defende avaliação formativa no Cesumar

O coordenador geral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), professor doutor Amir Limana, que visitou o Cesumar ontem, dia 26, disse que o atual sistema de avaliação do ensino superior busca ser formativo e não punitivo. Segundo ele, existe uma cultura no país de que quando se avalia deve-se punir o mal desempenho. "Não é isso que nós buscamos. Nós precisamos é corrigir os problemas."

De acordo com Limana, que se reuniu com o reitor Wilson de Matos Silva, com coordenadores de cursos, alunos e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), o governo não avalia para fechar cursos - "até porque faltam cursos neste país". O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES ), que inclue o ENADE, a Avaliação Externa e a Auto-Avaliação, tem por objetivo garantir que as instituições consigam fornecer um ensino de qualidade, garantiu o professor.

Limana disse que veio ao Cesumar cumprindo uma política de governo de não olhar e dialogar apenas com as grandes universidades, mas conhecer também a realidade das instituições do interior do país. Para ele, avaliar não é ter como referência as grandes instituições apenas. "Temos demandas e realidades muito diversas que devem ser consideradas. Resolvi visitar o Cesumar por já ter diversas vezes ouvido falar sobre a instituição."

O professor falou ainda que "não é verdade que a maioria das instituições são ruins, temos cerca de 95% pelo menos muito boas". Ele fez questão de deixar claro que o Sistema de Avaliação é uma política pública que não tem de servir ao governo, mas a todos os segmentos envolvidos com a educação.

O coordenador do ENADE explicou que suas visitas ao interior fazem parte de uma estratégia para coleta de informações, críticas e sugestões. "Está na hora de fazermos uma avaliação da avaliação. Esta será a quarta etapa do processo", concluiu ele.

Para o reitor Wilson Matos, a visita do coordenador do ENADE significou muito para o Cesumar. "Foi um prêmio que ganhamos, porque todos nós aprendemos com ele. Um momento de rica aprendizagem e certemanete esse dia e a presença do professor Amir ficará gravado com ênfase nos anais de nossa instituição."