Coordenador geral do ENADE reúne-se com grupos do Cesumar nesta quinta-feira

O Centro Universitário de Maringá (Cesumar) vai receber nesta quinta-feira a visita do coordenador geral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), professor doutor Amir Limana. Segundo ele, a vinda ao Cesumar “faz parte da nossa política de estarmos a cada semana visitando instituições de ensino superior do interior do país”.

O coordenador do ENADE vai realizar visita ao campus às 14 horas. Já às 15 horas, irá se reunir com membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e às 16 horas com coordenadores de cursos e membros da reitoria, na Sala de Reuniões. Ainda, às 19h30, no auditório Dona Etelvina, irá se encontrar com alunos dos cursos que serão avaliados este ano e falará sobre “Políticas Públicas de Avaliação”.

Amir Limana disse que sua intenção é o “diálogo” com a comunidade acadêmica. “Queremos conhecer as realidades regionais, explicar o nosso sistema de avaliação, ouvir críticas e colher sugestões em relação a todo processo avaliativo que realizamos hoje.”

O coordenador geral do Enade disse ainda acreditar que as pequenas instituições tenham muito a ensinar e esclareceu que por isso o governo procura conhecer experiências em diferentes locais para alavancar a educação superior no interior. “Temos chegado às cidades mais distantes para ver o que tem sido feito e acreditamos que buscar informações é importante para fazermos uma política pública de educação.”

O ENADE complementa o conjunto das modalidades de avaliação instituídas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES ) que incluem ainda a Auto-Avaliação e Avaliação Externa das instituições.