Unicesumar
Unicesumar

Coordenador Nacional dos testes da Anpad ministra aulas para MBA


O coordenador nacional dos testes de mestrado e doutorado da Anpad (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração) e doutor em ciência administrativa pela Universidade de Lancaster na Inglaterra, Antônio Artur de Souza, esteve ministrando aulas para o curso de MBA Executivo em Finanças do Cesumar no último sábado. Durante o intervalo o professor concedeu uma entrevista na qual explicou o que é o teste da Anpad e sua importância para os mestrados em administração e economia.

O que é o teste da Anpad?

Antônio de Souza - O teste da Anpad é um teste de proficiência utilizado por grande parte dos cursos de mestrado e doutorado em administração e contabilidade no Brasil, em seus processos de seleção. Com base no resultado que as pessoas têm nestes testes os cursos, então, avaliam os candidatos nesse processo de seleção, classificando-os. Os melhores classificados são chamados nesse processo seletivo para a realização de etapas posteriores, como a entrevista, a análise de currículos e projetos.

Essas etapas posteriores são obrigatórias para que o candidato seja classificado no mestrado?

Antônio de Souza - Sim, os melhores selecionados nos testes da Anpad são chamados pelas respectivas faculdades para que elas realizem essas etapas.

As faculdades e universidades têm de adotar o teste Anpad para a seleção dos seus mestrados e doutorados?

Antônio de Souza - Elas não são obrigadas, mas se não adotarem estão perdendo na questão da transparência do processo seletivo. Com o teste nacional de excelência há uma padronização nesses processos de seleção e os cursos acabam mostrando para a sociedade que tem uma preocupação com a qualidade dos seus processos seletivos e conseqüentemente com a qualidade dos seus cursos.

Além da credibilidade do teste qual outra vantagem existe na sua adoção?

Antônio de Souza - O teste oferecido pela Anpad tem validade em todo o território nacional, com isso as pessoas podem fazer em quaisquer locais do país onde seja oferecido e concorrer para quaisquer cursos das faculdades e universidades credenciadas. Isso facilita bastante a vida das pessoas, pois uma pessoa pode estar no Rio Grande do Sul interessada em fazer um curso no Rio Grande do Norte, ela faz o teste na sua região e aguarda então o resultado para só aí se deslocar para as próximas etapas. Se não existisse esse teste seria impossível.

Como é feita a elaboração do teste? Há uma comissão?

Antônio de Souza - Sim, no processo de elaboração das provas há uma comissão de especialistas na área que são contratados para fazer as provas que serão aplicadas nacionalmente.

As provas são elaboradas e avaliadas pela Anpad, mas e a questão dos cursos? A Anpad tem algum controle sobre a qualidade?

Antônio de Souza - Não, a avaliação dos mestrados é feita pela Capes, que é vinculada ao Ministério da Educação. A Anpad possui alguns representantes na Capes, mas eu não tenho relação com essa parte. Coordeno apenas a parte do teste, que é uma das atividades da Anpad.

Quais seriam as outras atividades?

Antônio de Souza - Há o Congresso Nacional, tem a produção da revista da Anpad e há também uma série de outros estudos e trabalhos relacionados ao desenvolvimento do ensino e da pesquisa em administração, em todo o Brasil.

Os cursos de MBA%u2019s em alguns países entram na categoria de mestrados, mas aqui no Brasil não? Como é essa diferença?

Antônio de Souza - Aqui no Brasil os cursos de MBA são cursos de especialização, pós graduação lato sensu, diferentemente do mestrado. Os cursos de mestrado são strictu senso. Em relação aos outros países também a questão é diversificada. Nem todos os cursos de MBA no exterior são mestrados, e mesmo quando o são têm características bastante diversificadas do nosso

Últimas notícias

Categorias