Corais da América emocionam na Praça do Conhecimento

Cesumar recebe representantes do 13º Festival Internacional de Corais de Maringá; a comunidade e os alunos interagiram com os músicos

O Cesumar recebeu neste sábado (27), os corais que participaram do 13º Festival Internacional de Corais de Maringá. A apresentação foi realizada às 9h30, na Praça do Conhecimento. Esse festival tem por objetivo reunir as vozes da região de Maringá e da América. Este ano vieram corais de Campo Grande (MS), Santos (SP), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Cubatão (SP), e de outros países vieram de Córdoba (Argentina) e Colônia Del Sacramento (Uruguai).

A música é considerada uma arte e toda arte tem objetivo de mexer com o íntimo das pessoas, ou seja, elevar a alma. A Orquestra Filarmônica do Cesumar acompanhou a apresentação do corais, que cantaram "Aquarela do Brasil" e "Aleluia de Haendel", emocionando o público.

O coordenador do festival, Geandré Ramiro, disse que a música é importante para a vida das pessoas e que o Cesumar se tornou um mediador da cultura da região. "O Cesumar está se mostrando um grande centro de integração de cultura e um dos grandes patrocinadores da cultura de Maringá. Este evento comprova isso, pois reunimos vários corais e mais de 400 vozes para estar aqui fazendo parte desta integração", afirma Geandré, também regente do Coral Cesumar.

Os coralistas que participaram do festival se mostraram felizes com o que aprenderam, especialmente os que vieram de outros países. Fernando Maddalena, que veio de Colônia Del Sacramento (Uruguai), conta que o festival foi uma experiência interessante e que aprendeu muito com a cultura de Maringá. "Acredito que é uma grande experiência, não só para min, mas para todos que vieram e participaram. Esse intercâmbio de música e voz é muito bom, pois a gente traz coisas novas e também aprende muito com a cultura brasileira". Marcelo Cruzick, coralista da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), disse que ficou encantado com a cidade. "Maringá é uma cidade linda e arborizada. Com certeza irei levar muita coisa nova daqui".

O maestro da Orquestra Filarmônica do Cesumar, Davi Oliveira, disse que o festival é uma grande conquista para o departamento de cultura e arte da instituição. "Esta junção do departamento de cultura e arte, da orquestra do Cesumar com o festival e com os corais é muito boa para a cidade e para a instituição. Todos os anos estaremos participando. Para os próximos anos iremos trazer mais músicas", disse o maestro.

A apresentação na Praça do Conhecimento foi aberta para toda a comunidade e algumas pessoas compareceram. Josi Pereira dos Santos, 18 anos, visitante, conta que ficou emocionada com a qualidade da apresentação. "Estão todos de parabéns. Ficou muito linda a apresentação tanto dos músicos da orquestra do Cesumar como das vozes. É emocionante", afirmou a visitante.