CPA aplica pesquisa nos Campi de Londrina, Ponta Grossa e Curitiba

Ação foi desenvolvida entre os dias 27 a 31 de maio nos três campi

A UniCesumar tem como principal missão oferecer o ensino de excelência e para isso, desenvolve periodicamente pesquisas que identificam a satisfação da comunidade acadêmica, incluindo melhorias conforme o feedback. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) aplicou, entre os dias 27 e 31 de maio, um questionário nos campi de Londrina, Ponta Grossa e Curitiba, em que os alunos analisaram todo o corpo docente, a infraestrutura, o coordenador do curso, além de fazerem uma autoavaliação. O envolvimento dos acadêmicos foi expressivo, 80% responderam a pesquisa.

Os estudantes puderam responder a pesquisa de qualquer dispositivo conectado à internet, inclusive via smartphone e a CPA garante o anonimato das respostas. “Os dados agora serão organizados em relatórios gerenciais e no final de julho faremos a devolutiva do resultado da pesquisa, no site da UniCesumar, aba da CPA. No ano passado apresentamos por meio de banners e e-mail marketing as melhorias que foram implantadas na Instituição. Nosso objetivo nesse ano é trabalhar de forma intensa na promoção da cultura avaliativa por meio das ações da CPA e na concretização de um número cada vez maior de melhorias para os nossos alunos e colaboradores, pois afinal, o resultado é de todos”, conta Camila Raimundo, da CPA.

Para o coordenador do campus de Londrina, Carlos Vicci, a pesquisa da CPA é uma ferramenta educativa, que faz com que toda a comunidade acadêmica tenha um momento de reflexão sobre os caminhos fomentados e gerados dentro de sala de aula. “Fazer da Educação a verdadeira ferramenta de transformação social é trilhar o diálogo e produzir planos de ação para que possamos sempre estar na vanguarda do conhecimento. Juntos e de forma transparente, conquistar a excelência do conhecimento”.

Em Ponta Grossa, os estudantes de Administração responderam a pesquisa por meio de smartphones. A coordenadora das áreas de Humanas e Sociais Aplicadas, Adiléia Ribeiro, acompanhou a atividade, destacando que a ação da CPA busca oferecer o melhor aos alunos.

A Autoavaliação Institucional Interna faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que busca melhorar a qualidade da educação superior, além de garantir a efetividade acadêmica e social.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação tem o papel de aplicar e coordenar todo o processo de Autoavaliação da Instituição, incentivando e promovendo a participação de toda a comunidade acadêmica nas ações e pesquisa, com foco na melhoria contínua.