CPA UniCesumar: pesquisa aponta 89% de satisfação dos alunos em relação a cursos presenciais

Avaliação realizada em 2021 contou a participação de 12.047 mil estudantes de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu

Com objetivo de identificar opiniões dos estudantes sobre o curso, docentes e infraestrutura para implementar melhorias, a UniCesumar realiza periodicamente, por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), uma pesquisa interna que contempla alunos, professores e colaboradores do ensino presencial.

Em 2021, mais de 12 mil estudantes das unidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa participaram da pesquisa. Os alunos dos cursos de graduação presencial apontaram índice de aprovação de 89% com relação à atuação do corpo docente da UniCesumar e 87% de satisfação com relação ao curso.

A pesquisa apontou que 97% de alunos de Pós-Graduação Lato Sensu Presencial e 96% de Pós-Graduação Stricto Sensu concordam que o professor demonstra conhecimento atualizado e domínio do conteúdo. Em relação ao curso, 86% dos estudantes da Pós-Graduação Lato Sensu Presencial e 93% da Pós-Graduação Stricto Sensu estão satisfeitos.

Para a head de projetos de governança corporativa, Camilla Cochia, a autoavaliação é uma ferramenta que fornece informações relevantes de alunos, professores, técnicos e egressos, possibilitando o aperfeiçoamento do desempenho da instituição nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão por meio da implantação de ações de melhoria.

“Na graduação presencial, os resultados apontam satisfação dos discentes com relação à atuação dos professores, coordenadores e técnicos, bem como com as atividades de ensino e aprendizagem que, na sua visão, desenvolvem habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho. O mesmo cenário é observado na pós-graduação lato e stricto sensu: aprovação dos alunos e professores com relação à curso, coordenação e infraestrutura. Os professores também consideram que os cursos atendem as expectativas tanto de alunos ingressantes quanto de concluintes, preparando-os para a prática”, afirma Camilla.

De acordo com a pró-reitora executiva do Ensino Presencial da UniCesumar, professora Andrea Borim, a autoavaliação fornece insumos para a tomada de decisão e delineamento de planos de ação que visam a melhoria contínua das práticas pedagógicas. “A pesquisa também demonstra o sucesso de atividades inovadoras adotadas para estimular os nossos alunos, como a disciplina Desafio Profissional, que os leva a criarem soluções, produtos ou protótipos para problemas reais, vivenciando a sua área de atuação. E também o Prêmio Decolar, que reconhece os melhores projetos e dá visibilidade aos alunos e cursos, incentivando o empreendedorismo, a criatividade e a integração com o mercado de trabalho”.

Após a análise das pesquisas, a comissão elabora planos de ação para implementar melhorias e avanços na graduação e pós-graduação. Os resultados já estão sendo colocados em prática, como a implantação do InspiraSpace no campus de Curitiba, um espaço inovador de aprendizado e integração entre estudantes e professores, a ampliação do estacionamento em Ponta Grossa, as melhorias nas instalações para atender à necessidade de formação dos alunos de todos os Campi e nos serviços do multiatendimento.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Na Educação a Distância, 74.842 estudantes participaram da autoavaliação. De acordo com a pesquisa, 89% aprovam a atuação dos atores pedagógicos (professores titulares, tutores/mediadores, coordenadores de curso, tutores facilitadores).

“Um dos pontos positivos identificados na pesquisa foi a continuidade na utilização de metodologias inovadoras e desafiadoras, percebida como estratégia de gestão e alavancada pelo investimento em tecnologia e criatividade, seja pela aquisição de equipamentos, desenvolvimento de laboratórios virtuais, melhorias nos espaços de uso do professor, seja pela formação docente, voltada para metodologias ativas, imersivas e ágeis, desenvolvidas a partir do Ciclo de Aprendizagem”, afirma a diretora de graduação EaD da UniCesumar, Kátia Solange Coelho.