CPA UniCesumar: Pesquisas tiveram participação de mais de 11 mil alunos em 2020

Avaliando resultados coletados nas quatro unidades presenciais, CPA constatou aprovação geral de 88,5% do corpo docente da Instituição

A UniCesumar tem como atividade periódica a realização de avaliações institucionais por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Em 2020, as pesquisas aplicadas em diferentes segmentos da UniCesumar contemplaram alunos, professores e colaboradores do ensino presencial e resultaram em uma série de melhorias na Instituição. Ao todo, mais de 11 mil estudantes das unidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa participaram das pesquisas, que apontaram índice de aprovação geral de 88,5% do corpo docente da UniCesumar.

Grande parte das pesquisas teve relação com a pandemia de Covid-19, que criou a necessidade de alterações no ensino presencial. Com isso, algumas melhorias implementadas a partir dos resultados das pesquisas foram o uso da tecnologia e das ferramentas remotas do Google (que inclui serviços como Google Meet, Google Classroom e Google Forms), as capacitações do TI para alunos e professores sobre o uso de ferramentas para as aulas remotas e o uso de laboratório virtual.

Além disso, outras melhorias aplicadas incluem a possibilidade de participação de membros externos durante as aulas, a realização de eventos e semanas acadêmicas na modalidade remota e a diversificação das formas de avaliação do desempenho do acadêmico.

“A partir do momento em que avaliamos os resultados – tanto das questões fechadas quanto das abertas – iniciamos uma série de discussões para avaliar a necessidade de melhoria e, então, as diretorias e as coordenações, tanto na esfera acadêmica quanto administrativa, amparadas pelas respectivas pró-reitorias e pela reitoria, elaboram os planos de ação visando à melhoria contínua”, explica a head de Projetos e Governança Corporativa da UniCesumar, Camilla Cochia

Ela ressalta que o processo de autoavaliação realizado pela CPA preza pela transparência em todas as etapas. “O nosso mote ‘Você avalia. Nós melhoramos’ só faz sentido se o resultado das pesquisas realizadas for compartilhado com os interessados, bem como as melhorias decorrentes da avaliação. Entendemos que a pesquisa só tem credibilidade na medida em que o público percebe a seriedade com que as informações são tratadas e os pontos de melhoria devidamente observados e tratados.”

MARINGÁ

LONDRINA