Credito estudantil: Unicesumar investe em programa de financiamento

Estudantes podem aguardar a futura aprovação do FIES ou ProUni frequentando a instituição de ensino superior

cesucredCom uma dívida de R$ 700 milhões junto aos bancos, o Ministério da Educação atrasou a renovação dos contratos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil) para o segundo semestre do ano letivo de 2016. O atraso atingiu mais de dois milhões de estudantes no Brasil, que agora aguardam uma definição enquanto a renovação não é liberada. Para evitar este tipo de dificuldade, o Grupo Educacional Unicesumar ampliou um programa que facilita o acesso do estudante ao ensino superior, com mensalidades que cabem no bolso: é o Cesucred.

“A nossa intenção não é concorrer com o Fies e com o ProUni, mas sim possibilitar uma alternativa para o estudante que tenha dificuldade na liberação do crédito governamental”, explica a supervisora financeira da Faculdade Cesumar de Curitiba, pertencente ao grupo Unicesumar, Giovana Barros da Silva. De acordo com ela, com o programa da instituição o aluno pode “dividir” o pagamento das mensalidades para que uma parte seja paga durante o curso e o restante após sua conclusão.

A aluna Gabriela Nunes, que cursa o 2º ano de Direito, conta que se não fosse o Cesucred não teria como arcar com as mensalidades e havia a possibilidade que tivesse que parar de estudar. “Consegui um financiamento de 50% do valor e este foi um grande incentivo da Unicesumar para que eu consiga terminar esse curso tão desejado”, frisa.

Agilidade

O processo é simples, ágil e vale para todos os campi da universidade no Paraná, seja em Curitiba, Ponta Grossa, Maringá ou Londrina. Giovana explica que existem regras para definir a modalidade na qual o aluno será inserido. “Da mesma forma como ocorre com os programas do governo, levamos em conta a renda da família para estipular o percentual que pode ser financiado e estes variam de 30% a 50% da mensalidade”, conta. Giovana destaca ainda que “o benefício é semestral e a condição de renovação está atrelada à participação do aluno nas fases de seleção do programa governamental de financiamento – FIES”.