Crianças visitam trilha ecológica no campus

Durante três dias desta semana (19, 20 e 21), estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Objetivo receberam lições sobre o meio ambiente, visitando a Trilha Ecológica implantada no campus do Cesumar em parceria com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná). O projeto foi idealizado em comemoração a Semana da Árvore e o objetivo é torná-lo permanente abrindo a visitação para outras escolas.

Os painéis implantados este ano na trilha foram emprestados do IAP e vão permanecer no local até o próximo dia 27, "mas é intenção montarmos nossos próprios painéis", explicou a técnica ambiental responsábel pelo projeto, Maria Antônia Freire Silva.

"Trilha das Atitudes" é a denominação dada ao projeto, que visa mostrar às crianças que se deve ter uma mudança de atitudes para preservar nosso planeta, diminuir a poluição e o desperdício de água.

A trilha conta com doze painéis e cada um aborda uma questão que orienta e faz as crianças refletirem sobre a agressão do homem à natureza. Desperdício de água, produção de lixo, impermeabilização do solo urbano, economia de combustível e energia, desmatamento, uso de agrotóxicos são assuntos abordados.

As duas últimas estações são o viveiro de mudas nativas mantido pelo Cesumar e IAP para replantio em áreas degradadas e o aquecedor solar construído com garrafas pet e outros materiais recicláveis, que mostra como o homem pode viver com fontes alternativas de energia.

Cerca de trezentas crianças e jovens visitaram a trilha. Foi fundamental a participação de acadêmicos de Agronomia e Ciências Biológicas trabalhando na orientação aos visitantes. Segundo Maria Antônia, a participação dos universitários no projeto é uma forma de se engajarem nos trabalhos em defesa do meio ambiente e interagirem com a comunidade.