Crise do sistema de saúde será debatida na sexta

Comunidade está convidada a participar do debate com ex-ministro da Previdência e Assistência Social

A crise no sistema de saúde será debatida sexta-feira no 3º Congresso Interdisciplinar de Saúde promovido pelo Cesumar, com uma exposição do ex-ministro da Previdência José Cechin sobre o programa "A Saúde em 2015: Ganha-Ganha ou Todos Perdem"?. Devido a importância do tema os organizadores estendem o convite para que todas as pessoas interessadas compareçam à palestra para debater o problema.

O documento "A Saúde em 2015: Ganha-Ganha ou Todos Perdem" foi elaborado em cima de estudos profundos feitos pela equipe de pesquisa do IBM Global Business Services (IBM Serviços Globais de Negócios) e traz indicadores sobre os sistemas de saúde no Brasil e ao redor do mundo, os quais tendem a se tornarem "insustentáveis" até 2015, segundo alertam os pesquisadores.

O estudo aponta que o caminho trilhado por muitos sistemas de saúde é "inadequado" frente ao surgimento de um novo ambiente "moldado pelas exigências da globalização, do consumismo, de mudanças demográficas, da maior incidência de doenças, de tecnologias e tratamentos novos e caros".

De acordo com a previsão feita pelos estudiosos, "os sistemas de saúde que não se adaptarem a esse novo ambiente chegarão provavelmente a um beco sem saída e serão forçados a enfrentar uma grande e imediata reestruturação - um cenário do tipo ´todos perdem´para todos os envolvidos".

José Cechin, que é mestre em Economia pela Unicamp e atualmente superintendente executivo do Instituto de Saúde Suplementar vai expor as questões apresentadas no documento e propor aos participantes uma reflexão em torno das saídas que podem ser adotadas e até mesmo de novas posturas que deve assumir o consumidor dos serviços de saúde.

Para o coordenador do evento, Willian Kendrick Silva, levar esta questão a todos os estudantes da área, bem como a outros envolvidos com o assunto é de grande importância e o Cesumar pretende dar sua contribuição neste sentido. "Resolvemos assim abrir a palestra de sexta-feira do nosso congresso e convidar toda a comunidade a participar desse debate", esclareceu.

O debate sobre a saúde no ano 2015 será sexta-feira (22), às 8h15, no auditório Dona Etelvina, 3º andar do bloco 7. A entrada é gratuita.