Cultura empreendedora é destacada na abertura do Conbrad

Cerca de mil congressistas e representantes de sete instituições de ensino superior de Maringá e região participaram ontem (15) à noite da abertura do 5º Congresso Brasileiro de Administração (Conbrad), no Teatro Marista de Maringá. A primeira noite foi rica em informações, já que três palestrantes estiveram no palco expondo suas visões sobre o tema: "Empreendedorismo: Desafios para a competitividade".

Além do presidente do CRA (Conselho Regional de Administração), Sérgio Lobo, falaram na primeira noite, o professor Louis Jacques Fillion, da HEC, do Canadá, que veio especialmente para o evento, e o representante da FIEP João Arthur Mohr. A mesa da qual participaram, foi dirigida pelo vice-presidente de ensino da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad), professor Mário César Barreto Moraes.

Empreendedorismo

Referência mundial em empreendedorismo, o professor Jacques Fillion fez uma breve explanação sobre o tema, que ainda irá aprofundar hoje (16) à noite em palestra programada para as 19h45. Ele disse que é preciso treinamento para ser um empreendedor e que essa habilidade não é nata nas pessoas. "Uma das características do empreendedor não é ser apenas uma pessoa que pensa, mas que faz. Envolve uma cultura entre a forma de pensar e de fazer", explicou.

O presidente do CRA (Conselho Regional de Administração), Sérgio Lobo, manifestou a preocupação do conselho com a formação profissional e disse que a entidade tem buscado interagir mais com a universidade. Mas o foco principal da sua palestra foi sobre a gestão responsável, "voltada à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável", observou.

Lobo disse ainda que o próprio conselho tem sugerido às universidades que comecem a adotar esse conceito e fez críticas ao modelos de desenvolvimento utilizados pelos países industrializados. "Se fossemos repetir o modelo dos países desenvolvidos, provocaríamos dez vezes mais problemas ambientais", enfatizou ao afirmar que o grande desafio é encontrar meios para agir com responsabilidade ambiental. "O Brasil já possui algumas vantagens competitivas neste sentido, mas precisamos continuar insistindo", reforçou.

Responsabilidades

"O que a indústria espera do administrador"? Com este tema, Arthur Mohr, representante da FIEP, finalizou a seqüência de palestras, falando sobre as responsabilidades das empresas e do administrador, sobre os desafios, como a Fiep tem ajudado a vencer esses desafios e as necessidades da área.

Segundo Mohr, as empresas precisam hoje de nova visão, "transformar nossa maneira de pensar e de ver, reconfigurar todo o sistema". Ele disse que há empresas já fazendo isso. "Esse grupo forma parcerias para buscar soluções. Parcerias com instituições acadêmicas, governo, sociedade civil."

Já o administrador, conforme destacou Mohr, precisa ter visão do todo, mas trabalhar com foco; estimular a cooperação, o trabalho em equipe, a liberdade de expressão, a criatividade e a comunicação ágil.

A primeira noite do congresso terminou com um balanço sobre as palestras feito pelo vice-presidente da Angrad. Ele destacou conhecimento, habilidade e atitude como as palavras-chave ditas pelos palestrantes aos congressistas, "o que se resume em competência".

O Congresso de Administração prossegue hoje (16), com workshop para professores à tarde e palestras à noite com Louis Jacques Fillion e Fernando Dolabella, pesquisador na área de empreendedorismo, autor dos livros "O Segredo de Luísa" e "Oficina do Empreendedor". A programação encerra-se quinta-feira.