Curitiba: Estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura visitam empresa referência na tecnologia Wood Frame

Aliar o ensino prático à teoria traz inúmeros benefícios para a formação profissional dos alunos. Nesse sentido, os alunos de Engenharia Civil e Arquitetura da UniCesumar de Curitiba visitaram a empresa Tecverde, de Araucária, que atua com wood frame.

A atividade possibilitou que os alunos presenciassem o sistema automatizado de algumas etapas do wood frame e conhecessem o escritório modelo construído com essa tecnologia, com adaptações para o clima e certificado no Brasil, com atendimento da norma de desempenho. A empresa Tecverde é referência no ramo e ganhou diversos prêmios CBIC em inovação e qualidade, além de ser a empresa de construção civil mais industrializada na América Latina.

A construção em wood frame utiliza painéis de madeira reflorestada e é uma opção mais sustentável, com economia de 90% de recursos hídricos, redução de 85% de resíduos sólidos em comparação aos métodos tradicionais. Também permite créditos de carbono devido a utilização da madeira.

Para a professora Priscilla Kohiyama, a atividade resultou em uma vivência gratificante aos alunos. "Na disciplina de tecnologia da construção 2- construção seca e desempenho, os alunos possuem toda a base teórica do sistema wood frame e conhecer a indústria referência do Brasil nesse modelo é de um valor inestimável para a carreira acadêmica e profissional. É necessário incluirmos processos construtivos que diminuam o impacto ambiental”.