Curso de Direito da Unicesumar é apontado como excelente pelo Guia do Estudante

Tradicional por avaliar e classificar os cursos superiores do país com 3, 4 ou 5 estrelas, o Guia do Estudante – Melhores Universidades do  Ano de 2015 apontou o curso de Direito da Unicesumar como  "excelente" ao conceder-lhe 5 estrelas. Entre os 932 cursos avaliados, apenas três do Paraná (Unicesumar, Universidade Federal e PUC-Londrina) e 29 em todo o país obtiveram a pontuação máxima, que confere reconhecimento à qualidade de ensino.

A avaliação do Guia é feita por uma equipe de consultores, entre eles professores, coordenadores de cursos, diretores de departamentos e avaliadores do Ministério da Educação, levando-se em conta dados como corpo docente, produção científica e avaliações do MEC. A nota final é  apresentada na forma de estrelas, que vão de  3 a 5 e representam os conceitos "bom", "muito bom" e "excelente".

Com avaliação institucional 5 também do Ministério da Educação, o desempenho alcançado pelo curso é o resultado de um planejamento bem elaborado que inclui várias ações de incentivo ao ensino, pesquisa e extensão e um corpo docente bem qualificado e comprometido, segundo o coordenador, professor Carlos Alexandre Moraes.

"Em 2011 fizemos uma avaliação criteriosa do nosso curso e em cima do que constatamos, elaboramos um plano de ação para melhoria contínua das condições de ensino e aprendizagem. Incluímos prova integrada para todas as disciplinas passando a compor parte das notas, criamos visitas técnicas a tribunais de justiça, congresso nacional, câmara municipais, promovendo integração maior entre teoria e prática, promovemos júris simulados, maior participação em congressos e publicação científica dos alunos", conta o coordenador, entre outras ações destacadas, como aumento no número de projetos de extensão, mudança nos procedimentos do Núcleo de Prática Jurídica e Extensão do Juizado Especial Cível e implantação de monitoria.

As ações também levaram os estudantes a uma maior aprovação do exame da Ordem dos Advogados do Brasil. "Ao fazerem as provas integrando os conteúdos de várias disciplinas, por exemplo, os nossos alunos passaram a entender melhor o funcionamento da prova objetiva e a melhorar o desempenho nas provas da OAB. Hoje, 90% dos nossos formandos saem do curso já estão aprovados no exame da Ordem", enfatizou Moraes.

Outras estrelas

Entre os cursos da Unicesumar estrelados pelo Guia do Estudante este ano, aparecem ainda: Administração, Ciências Contábeis, Moda, Nutrição e Psicologia, com 4 estrelas e Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia, com 3 estrelas.