Unicesumar
Unicesumar

Curso de Educação Física promove Festival de Dança


Os alunos do 1º ano do curso de Educação Física da Unicesumar realizaram as primeiras apresentações do Festival de Dança, na noite de ontem (16), na quadra poliesportiva da instituição. O projeto visa divulgar os trabalhos realizados pelos acadêmicos para a disciplina de Fundamentos da Dança, realizado com crianças e idosos.

Segundo a coordenadora do festival, Graziella Batista Silva, o projeto é importante para apresentar aos alunos a vivência real da vida de professor. "Os estudantes puderam experimentar o contato próximo do que é dar aulas, montar coreografias, respeitar as dificuldades, criar possibilidades, pensar na logística. Tudo isso, pensando nos significados das relações, dos valores culturais, políticos e sociais", afirma.

Para o estudante do curso, Brunno Guilherme da Silva Simões, a experiência do projeto se tornou uma lição de vida e, presenciar a participação de uma aluna que se locomove com o auxilio da cadeira de rodas, dançando em pé, foi um grande presente. "Nos ensaios, ela se mostrava extremamente interessada e queria participar. No primeiro momento foi uma barreira, mas com trabalhos de fortalecimento, ela pôde se levantar e, mesmo com dificuldade, participar da coreografia junto com os demais. Isso não tem preço", emociona-se.

Simões acrescenta que ganhar a confiança dos alunos e estabelecer uma ligação de vínculo, foi muito importante para a formação profissional e pessoal.  "Não sabia o que iria encontrar. No começo era um trabalho de dança, em que havia a dedicação para a disciplina, mas se transformou em algo muito maior. Pude me deparar com o fator da inclusão educacional, de enxergar o próximo não como diferente, e sim de respeitar as limitações, mas proporcionar o mesmo tratamento e oportunidade", diz.

De acordo com o acadêmico Alexandre Liberalino dos Santos, a atividade foi bastante desafiadora, mas prazerosa no resultado final. "Ver esses alunos dançando, executando os passos, com roupas criadas para a apresentação, sorrisos nos rostos, não tem preço. O que começou com certa dificuldade de aproximação, terminou com um momento de muita felicidade. Foram oito encontros para os ensaios que terminaram com um momento inesquecível", diz.

O Festival de Dança terá mais um dia de apresentações, nesta sexta-feira (18), a partir das 8h no auditório Joaquim Lauer da instituição.

Últimas notícias

Categorias