Curso de Enfermagem realiza tradicional Cerimônia da Lâmpada

Como já é tradição no Cesumar, o curso de Enfermagem realizou sexta passada a Cerimônia da Lâmpada, marcando a conclusão de curso de mais uma turma da graduação.  A cerimônia tem o significado da enfermagem, que é assistir aos pacientes com  "dedicação, amor e paciência", conforme explica a professora Raquel Gusmão Oliveira, coordenadora do curso.

A lâmpada foi adotada como símbolo da enfermagem em referência a Florence Nightingale, que durante a Guerra da Criméia (1853-1856) trabalhou como voluntária na assistência aos feridos, lançando a base para a profissão do enfermeiro mais tarde.

Durante a noite, Florence Nightingale visitava os feridos levando uma lanterna de campanha. O efeito da luz, além de possibilitar a atenta observação, aplacava a dor e solidão dos feridos, animando-os na luta contínua pela vida. Por essas rondas noturnas, Florence ficou conhecida como a Dama da Lâmpada.

Na Cerimônia da Lâmpada, uma tradição em escolas de enfermagem, os estudantes que estão concluindo o curso e vão sair para o mercado de trabalho entregam uma lâmpada para os estudantes que vão ingressar no último ano,  como uma forma de lembrar a precursora da profissão e manter acessos os compromissos assumidos durante os anos de formação.

Em seu sétimo ano de realização, a cerimônia foi acompanhada por dezenas de pais, professores e amigos dos estudantes.  Várias pessoas importantes na vida dos acadêmicos e na sua formação universitária foram homenageadas.