Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária promove 1ª Feira EcoTroca

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unicesumar promoveu, no último sábado (24), a Feira EcoTroca, uma iniciativa ecologicamente correta que visou disseminar a cultura da reutilização. Roupas, calçados, livros, acessórios e muitos outros itens, puderam ser trocados pelo ecodinheiro – após avaliação dos organizadores – para que a moeda adotada comprasse outros produtos do evento.

Para a coordenadora do curso, Ana Paula de Melo e Silva Vaz, a ideia para a feira surgiu ao se pensar no consumo consciente e na sustentabilidade. "Eu vi na TV uma feira de troca bastante simples. Mas fiquei pensando que se uma pessoa gosta do que eu tenho para trocar, mas eu não gosto do produto dela, não daria certo. Então criamos uma maneira mais prática por meio do ecodinheiro, que tem as cores da reciclagem", afirmou.

Ana Paula acrescentou que a feira superou todas as expectativas. "Tivemos um número muito grande de produtos. No final da manhã já não tínhamos quase nada. E o mais legal é ver que as pessoas trouxeram amigos para dividir os objetos que poderiam levar". A coordenadora também se divertiu com alguns objetos inusitados trazidos para a troca. "Tivemos maquita, chuveiro elétrico, óculos do John Lennon, fantasia de xerife, entre muitas outras coisas curiosas. E todas foram levadas para casa", disse.

Para Camila Zaguini, participante da feira, esse tipo de iniciativa é fundamental para criar uma cultura mais sustentável. "O consumo exagerado e rápido precisa ser discutido. Nada melhor como um lugar em que você não sai com produtos a mais do que entrou. Não acumula nada", afirmou. "Estou levando sete peças de roupas, todas com etiquetas porque não foram utilizadas. Além de ser um produto de qualidade, ainda evita o consumo pelo consumo", disse Camila.