Curso de Fonoaudiologia participará da Campanha Nacional da Voz

No próximo dia 16 é celebrado o Dia Mundial da Voz. Em comemoração a essa data, em 1999 alguns médicos da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABVL) preocupados com o aumento do câncer de laringe, que atinge anualmente mais de 15 mil brasileiros, deram início à Ìampanha Nacional da Voz", que acabou movimentando a participação de milhares de profissionais, órgãos públicos e instituições de ensino, como o Cesumar.

A partir do lançamento desse programa, cada estabelecimento participa da campanha organizando sua própria programação. No Cesumar, as atividades para a Campanha Nacional da Voz vão acontecer de 13 a 17 de abril. No decorrer dessa semana, cerca de cem estudantes de Fonoaudiologia, do 1º ao 4º ano, prestarão atendimento gratuito na clinica da instituição.

Durante toda a semana no período da manhã e da tarde, haverá orientações e triagens para as pessoas preocupadas com a voz, tendo em vista que 70% dos brasileiros utilizam a voz como instrumento de trabalho.

Segundo a professora do curso, responsável pelas atividades, Priscila Maria Trezza, a Campanha Nacional da Voz, no Cesumar, tem duas finalidades. A primeira visa chamar a atenção no cuidado com a voz para profissionais, como os professores, e apontar que a principal causa de afastamentos nessa área é por problemas na voz. O segundo aspecto trata do câncer de laringe, uma doença que tem cura quando diagnosticada no começo.

Para a professora, essa semana é extremamente importante porque o futuro dos profissionais de fonoaudiologia está se direcionando para a saúde coletiva. "O nível preventivo e de orientação para a comunidade faz parte do programa de saúde coletiva, e quando os estudantes vivenciam esse problema, eles passam a fazer parte desse universo profissional", afirma.

A Campanha Nacional da Voz será aberta para toda a comunidade interna e externa. Os interessados devem procurar a Clínica de Fonoaudiologia do Cesumar, localizada no bloco 5,  a partir do dia 13 até o dia 17, das 8h às 11h40. Já no período da tarde, os atendimentos serão dos dias 13 ao 15, das 13h30 às 17h10. Mais informações pelo telefone 3027-6360, ramal 255.