O curso de Medicina da Faculdade UniCesumar de Corumbá comemora a divulgação da avaliação de Reconhecimento do Curso pelo Ministério da Educação (MEC), com nota máxima 5. A notícia vem logo depois do processo de Recredenciamento da Faculdade realizado em maio, também com nota 5. Atualmente, o curso está em uma nova sede com estrutura de mais de 5 mil metros quadrados. Com a nova estrutura, os alunos de todas as séries do curso de Medicina, têm aulas práticas e interativas, com todo o padrão e modernidade disponibilizados pela instituição. O curso foi autorizado em 2020, e a primeira turma irá se formar em junho de 2026. Recentemente, a primeira turma iniciou o internato, período obrigatório de prática em serviços da rede de atenção à saúde, incluindo hospitais e unidades básicas de saúde.
Para a Professora Solange Lopes, Vice-Presidente da Vitru Educação, o curso de Medicina em Corumbá, em pouco tempo, já se tornou referência em qualidade no país. "É com imensa satisfação que recebemos essa nota máxima no Reconhecimento do curso de Medicina e no Recredenciamento da instituição pelo MEC, o que reafirma o compromisso da Faculdade UniCesumar com a excelência acadêmica e a formação humanizada de nossos alunos de Medicina. A estrutura e a metodologia inovadora que oferecemos em Corumbá são reflexos de nossa missão de preparar profissionais altamente qualificados e comprometidos com a saúde e o bem-estar da comunidade. O curso já provocou mudanças significativas nos serviços de saúde do município”, afirma.
Metodologia
O curso de Medicina de Corumbá utiliza a metodologia PBL (Problem Based Learning), que prepara o estudante para a vivência profissional. Além da parte teórica, os estudantes são inseridos em atividades nas comunidades desde o primeiro ano, para que, além do conhecimento, desenvolvam habilidades técnicas e comportamentais, visando lidar com as emoções por conta do alto nível de estresse. A metodologia é um dos grandes diferenciais do curso, sobretudo, as práticas simuladas realizadas no Laboratório de Simulação Realística (Simulab), considerado o mais inovador do país.
Para aproximar ainda mais os alunos da população, a instituição mantém convênios com instituições de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, disponibilizando campos de estágio nas unidades básicas de saúde (UBS’s), centro de especialidades médicas e Hospital Santa Casa. A primeira turma já está atuando firmemente em todas essas frentes, como parte do internato médico.
Bolsas sociais
Como contrapartida social ao município de Corumbá, conforme edital do Programa Mais Médicos, que abrange ações conjuntas entre os Ministérios da Saúde e da Educação, anualmente, a IES oferece bolsas sociais a moradores da cidade de Corumbá e Ladário. Para ter acesso à bolsa integral, o aluno precisa atender a uma série de critérios socioeconômicos que são divulgados em edital do vestibular. Dessa forma, a instituição reafirma seu compromisso com o conhecimento, com a aprendizagem e com a transformação da sociedade.