Curso de Medicina inicia parceria com Instituto Sírio Libanês

O Cesumar recebeu ontem a transmissão da primeira aula do Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, com o qual possui convênio para participação no programa CMIRA. Este programa, do qual participam apenas nove universidades brasileiras, presta apoio às escolas médicas e aos estudantes de medicina, visando à qualidade do cuidado em saúde e a segurança do paciente.

A instituição firmou parceria com o Instituto, que é ligado ao Hospital Sírio Libanês de São Paulo, pensando oferecer um diferencial na formação dos seus alunos e também por compartilhar da mesma metodologia em seu curso, que é o PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas).

Os estudantes terão aulas semanais com os professores do Instituto Sírio Libanês, transmitidas ao vivo de São Paulo, e poderão interagir em tempo real esclarecendo todas as suas dúvidas. Ao mesmo tempo, eles receberão conteúdos e serão orientados pelos professores tutores do Cesumar antes de assistirem a cada aula.

"Trata-se de uma oportunidade para os estudantes manterem contato com uma das mais qualificadas equipes médicas do país, já que o Hospital Sírio-Libanês é conhecido mundialmente por suas práticas de vanguarda e excelência no atendimento", comentou a coordenadora do curso, Nilce Ideriha.

O programa é composto por cinco módulos de estudo, que se estendem até o final do ano. O primeiro módulo é sobre pediatria, vindo depois ginecologia e obstetrícia, clínica cirúrgica, clínica médica e saúde coletiva.

O Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio Libanês, Roberto Padilha, explicou que o programa tem uma preocupação intensa com a competência médica, que deve ser desenvolvida dentro de um novo olhar, em que se valorize a atenção integral e humanitária ao indivíduo.

A participação no programa pode significar também uma porta de entrada para as melhores residências médicas do país, inclusive no próprio Hospital Sírio-Libanês. Outro atrativo é a possibilidade de estágios em várias universidades pelo mundo inteiro.