Curso de Medicina realiza planejamento de atividades com postos de saúde

A coordenação do curso de Medicina do Cesumar promoveu, nesta quarta-feira à tarde, uma oficina de planejamento de atividades de integração comunitária com os postos de saúde com os quais vai trabalhar.

Diretores, enfermeiros, médicos do Programa Saúde da Família e agentes comunitários das unidades do Jardim Aclimação, Tuiuti, Cidade Alta, Jardim Industrial e Alvorada 1 participaram da oficina, ministrada pela professora Raquel Gusmão de Oliveira.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Nilce Iderinha, a partir da semana que vem, os alunos já começam a visitar as unidades de saúde e ter contato com a realidade.

A utilização da metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) fará com que os estudantes vivenciem a realidade de saúde e doença da população desde o primeiro ano de faculdade.

"Ao iniciar essas atividades, os alunos já começarão a fazer levantamentos, visitas domiciliares e trazer casos para estudo na faculdade", explicou a professora Nilce.

Os estudantes ficarão ligados a uma mesma unidade de saúde durante os quatro primeiros anos do curso. A intenção é que eles criem vínculo com a população atendida, possam acompanhar os casos, desenvolver estudos e pesquisas.