Cursos realizam Dia de Campo na Fazenda Cesumar

O Cesumar promove sábado (20) o 2º Dia de Campo dos cursos de Agronomia, Agronegócio e Gestão Sucroalcooleira, com o objetivo de apresentar as pesquisas, experiências e trabalhos realizados pelos alunos e professores desses cursos.  As atividades serão desenvolvidas a partir das 8 horas da manhã, na Fazenda Experimental da instituição, e são abertas a estudantes da área e produtores interessados.

Os visitantes poderão observar experimentos com soja, milho, arroz, feijão, mandioca, mamão, maracujá, banana, cana-de-açúcar, abacaxi, girassol, espécies de citrus, algodão, amendoim e diversos tipos de forrageiras, como a braquiária e a grotalária.

Os campos de cultivo  são utilizados tanto para testar variedades de culturas,  como  fertilizantes, técnicas de plantio  e  aplicação de novas tecnologias. Uma delas é o uso do biofertilizante no cultivo de arroz. "Mesmo culturas menos tradicionais na região, podem de repente se adaptar ao nosso solo, dependendo da forma de cultivo", observou o professor Edison Schimidt, coordenador dos cursos de Agronomia e Agronegócio.

Uma das experiências interessantes que acontecem na Fazenda e que poderá ser observada, por exemplo, é o plantio de 30 diferentes espécies de cana-de-açúcar, que tem como objetivo testar novas qualidades e descobrir as que  oferecem maior teor de açúcar no solo da região.

De acordo com Schimidt, o Dia de Campo é interessante para produtores conhecerem novas alternativas e técnicas de plantio. Foram convidados a participar do encontro estudantes de outras instituições e também os pais de alunos que são produtores rurais. A expectativa é que cerca de 500 pessoas compareçam para conhecer as experiências.