Unicesumar
Unicesumar

Cursos vão gerar oportunidade de emprego para imigrantes

O objetivo da UniCesumar é inserir imigrantes e refugiados no mercado de trabalho

As aulas dos cursos de qualificação para imigrantes já iniciaram na UniCesumar. Ao todo, mais de 60 alunos estão matriculados nos treinamentos de Conserto e Costura e Servente de Pedreiro. A capacitação faz parte do programa de Apoio aos Imigrantes e Refugiados, desenvolvido pelo departamento de Responsabilidade Social da Instituição.

Os cursos são destinados a imigrantes e refugiados da região metropolitana de Maringá que tem interesse em se qualificar para o mercado de trabalho. O curso de servente de pedreiro é ministrado aos sábados e o de Conserto e Costura, às terças e quintas-feiras. De acordo com a coordenadora do departamento de Responsabilidade Social da UniCesumar, Francieli Muller, o objetivo desta iniciativa e de outros projetos do setor “é incluir essas pessoas que chegam na cidade e encontram dificuldades para conseguir emprego.”

De acordo com a coordenadora do curso de Moda da UniCesumar, Ana Paula Furlan, Maringá é um polo têxtil e os imigrantes que finalizarem o curso poderão ter uma oportunidade de trabalho em empresas do ramo, tanto de portes pequenos como grandes. “Eles também podem trabalhar em casa e ainda prestar serviços de consertos para a comunidade onde eles moram. O curso é ministrado pelas técnicas do curso de Moda e as alunas podem utilizar toda a estrutura de maquinário e mesas de corte que a instituição tem”, explica a coordenadora.

A venezuelana Francelis Carrilo e o esposo dela, Carlos Luis Infante, estão participando dos cursos de Conserto e Costura e Servente de Pedreiro. “Estamos muito felizes por esta oportunidade e esperamos logo conseguir uma vaga de emprego", disse Francelis. Os dois chegaram no Brasil há um mês e meio e estão desempregados.

O projeto teve início em 2016, quando a instituição ofereceu curso de português para os imigrantes. Em 2017, os imigrantes tiveram acesso ao curso de Culinária e no ano passado, a UniCesumar capacitou os estrangeiros nos treinamentos também de Corte e Costura e Servente de Pedreiro.

Últimas notícias

Categorias