De Cozinheira Amadora a Personal Chef: Como os estudos transformaram uma trajetória

Conheça a história de Maria Evileusa, que veio do interior do Nordeste para São Paulo, onde alavancou sua carreira na Gastronomia por meio da educação

 

Maria Evileusa de Oliveira Lages, natural de Serra Grande, na Paraíba, cresceu em uma família humilde com nove irmãos, vivendo no campo, sem energia elétrica ou geladeira. A comida era simples, mas sempre preparada com o cuidado e carinho da mãe, que, com poucas opções de ingredientes, criava histórias para que os filhos comessem com alegria. "Mesmo com tão pouco, éramos felizes", relembra Evileusa, que, enquanto estava no Nordeste, estudou até a quarta série. 

Aos 23 anos, em busca de novas oportunidades, Evileusa mudou-se para São Paulo, onde completou o ensino médio por meio de programas de supletivo. Casada, com filhos e morando em Pedreira (SP), a culinária entrou em sua vida quando seu filho mais velho, Alysson, apresentava dificuldades para comer. Motivada a melhorar a alimentação do filho, ela começou a se aprimorar na cozinha e, rapidamente, passou a ser reconhecida pela qualidade de seus pratos, a ponto de preparar marmitas para colegas de trabalho. 

A grande virada veio em 2019, quando Alysson a inscreveu no quadro Sabor de Casa, da EPTV, afiliada da Globo em Campinas (SP). A participação no programa foi um sucesso, e Evileusa preparou um caldo de mocotó que encantou os repórteres. Desde então, participou do quadro cerca de dez vezes, o que, junto aos estudos dela no Curso Técnico de Gastronomia da UniCesumar, alavancou sua carreira profissional.  

Com o crescimento da popularidade, Maria tornou-se personal chef e, hoje, vive da cozinha, com uma agenda lotada até o final do ano. 

O poder da educação 

"A educação foi fundamental para minha evolução", afirma Maria. Ao saber do curso Técnico em Gastronomia oferecido pela UniCesumar em Pedreira, Evileusa se matriculou e viu sua técnica culinária evoluir ainda mais. "Ganhei credibilidade e confiança, tanto na cozinha quanto comigo mesma. Hoje tenho segurança de montar um menu e de falar sobre a teoria e técnicas da gastronomia", conta ela, destacando o papel da instituição em sua formação. 

Foi graças ao seu esforço e aos estudos que hoje, como personal chef, pode garantir o sustento da família e ter uma vida confortável. Agora, com planos de ingressar na graduação em Gastronomia, Evileusa se vê mais preparada para seguir crescendo na profissão que transformou sua vida. 

2Evileusa

Últimas notícias

Categorias