Desfile de Moda mostra como aproveitar roupas usadas

Com o tema "Do Lixo ao Luxo", alunos do primeiro ano de Moda do Cesumar apresentam nesta sexta-feira (dia 3) um desfile apenas de roupas que foram arrecadadas para doação a entidades assistenciais da cidade.

Trata-se de um trabalho que faz parte do Laboratório de Produção e Eventos de Moda, realizado todos os anos pelos estudantes  do primeiro ano. A proposta é que eles arrecadem roupas na comunidade e depois produzam os visuais para o desfile utilizando uma linguagem atual, explicou a professora responsável Lucy Sifuentes.

Os alunos conseguiram arrecadar mais de oito mil peças, que serão doadas para entidades assistenciais da cidade. Dentre estas peças, eles escolheram aquelas que vão apresentar no desfile e, em grupo, criaram os "looks" em cima de um tema. "Cada aluno do grupo montou um visual, mas seguindo sempre o mesmo conceito", esclareceu Lucy.

O objetivo desse desfile, que acontece pelo quarto ano consecutivo, além de estimular o espírito social entre os alunos, é mostrar para as pessoas que as roupas doadas e já usadas têm muito valor e podem compor um visual atual se combinadas cores, acessórios ou mesmo lançar mão das sobreposições.

A professora Lucy explica que os alunos não fizeram um trabalho de customização, ou seja, de modificação da roupa, mas apenas criaram visuais com a peça original. "A proposta é a modificação de estilo de roupas que às vezes uma pessoa não quer usar mais, porém anda tem muita validade para outras pessoas", comentou a professora.

Ainda completando o trabalho, ao final, cada equipe apresenta o "look" conceitual. Aí sim, utilizando como fonte de inspiração o tema escolhido e outros recursos que não são apenas as peças de roupas doadas.

O desfile "Do Lixo para o Luxo" vai contar com a participação de oitenta alunos e começará às 20h40, na Praça do Conhecimento, térreo do bloco 8. Qualquer pessoa da comunidade pode assistir.