Design do Bem melhora o ambiente de instituições assistenciais

Estudantes de 31 polos da EAD da Unicesumar vão utilizar Design de Interiores e de Produtos para proporcionar bem-estar em asilos, creches e orfanatos

Desenvolver pequenas ações que possam contribuir para o bem-estar da população. Esse é o principal objetivo do Design do Bem, projeto realizado por mais de 100 estudantes dos cursos de Design de Interiores e Design de Produto da Educação a Distância da Unicesumar.

Ação desenvolvida em 2017 pela equipe do polo de Porto Velho/RO

A proposta envolve 31 polos, que se organizaram em equipes, para transformar ambientes de uso coletivo de instituições sem fins lucrativos. Cada grupo escolhe a instituição social que quer beneficiar e têm até o próximo dia 15 para providenciar a intervenção no local. .

Segundo a coordenadora dos cursos de Design de Interiores e Design de Produto da Unicesumar, Larissa Camargo, os alunos se inscreveram individualmente ou em equipes de até seis pessoas. “A proposta consiste em intervir em um espaço de uso coletivo de instituições sem fins lucrativos, como refeitório, biblioteca, praça, pátio, parquinho. São válidas intervenções como pintura, reforma, mudança de layout e até a doação de novos mobiliários, desde que melhorem a qualidade de uso dos espaços, deixando o ambiente mais humano e mais habitável para as pessoas que utilizam”, explica.

O estudante de Design de Produto, João Carlos Gonçalves, destaca que a sua equipe foi conhecer pessoalmente o trabalho da instituição que irão beneficiar. ”Conversamos com funcionários e frequentadores para analisar o que poderia ser feito, aproveitando também algo que fosse produzido no local e que representasse a identidade do espaço. Então, decidimos fazer uma intervenção na fachada, com pintura e colocação de quadros confeccionados com madeira de demolição. Nesses quadros, serão fixadas placas artísticas de argila produzidas pelos idosos que frequentam o Centro Dia. Assim, eles mesmos poderão contemplar as próprias obras que fizeram, além de mostrar para os familiares, amigos e visitantes”.

Design do Bem 2017 - desenvolvido por alunos do polo de Salvador/BA

Durante o projeto, os alunos foram orientados a fazer postagens nas redes sociais com a hashtag #designdobemunicesumar. Depois do dia 15 de novembro, data em que serão encerrados os trabalhos, uma comissão formada por profissionais da área vai julgar as dez melhores ações, que vão para votação popular. Os integrantes da equipe vencedora receberão como prêmio uma bolsa integral em um dos cursos livres da EAD da Unicesumar.

A coordenadora dos cursos acredita que o principal benefício do projeto, que já ocorreu no ano passado, é mostrar, por meio de pequenas ações, o que os alunos poderão fazer como futuros profissionais. “O design é popularmente conhecido como algo muito de luxo, muito elitizado, e na verdade não é assim. Muito do que o design tem para oferecer pode sim beneficiar a todos, diferentes pessoas e situações”, completa.

Design do Bem EAD Unicesumar

Quando:  de 01/11 a 15/11

Onde: Maringá (PR), Foz do Iguaçu (PR), Ponta Grossa (PR), Cascavel (PR), Nilópolis (RJ), Sete Lagoas (MG), Planaltina (DF), Nova Lima (MG), Araxá (MG), Sorriso (MT), Nova Esperança (PR), Tijuca (RJ), Petrolina (PE), Imperatriz (MA), Joinville (SC), Caxias do Sul (SC), Colombo (PR), Várzea Grande (MG), Palmas (TO), Santa Cruz (RJ), Campo Belo (MG), Indaiatuba (SP), Santa Cruz do Capibaribe (PE), Campo Mourão (PR), Caldas Novas (MG), Marabá (PA), Barbacena (MG), Tangará da Serra (MT) e Campo Grande (RJ).