Dezesseis cursos do Cesumar conquistam estrelas no Guia do Estudante 2012

O Centro Universitário de Maringá – Cesumar tem ampliado ano a ano o número de cursos bem avaliados naquele que é hoje um dos principais veículos de referência para vestibulandos que buscam cursos superiores no Brasil.

A partir do dia 25 de outubro, chegam nas bancas de todo o país a edição 2012/2013 do Guia do Estudante da Editora Abril. Neste ano o Cesumar conquistou 50 estrelas, distribuídas entre 16 cursos de graduação. As estrelas são a forma pela qual a Abril usa para classificar os melhores cursos do Brasil.

Realizada todos os anos, a pesquisa da Editora Abril entrevista professores de todo o Brasil sobre a percepção deles em relação ao curso da sua área, mas não da sua instituição. Todos os cursos bacharelados são avaliados. No questionário o avaliador considera atributos como corpo docente, produção científica, estrutura e empregabilidade dos formandos.

Este ano o Cesumar conquistou 4 estrelas os cursos de Direito e Fisioterapia e 3 estrelas os cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Engenharia e Controle de Automação, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária,  Moda, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Sistemas de Informação.

Para o coordenador do curso de Direito, professor Carlos Alexandre Moraes, o desempenho na pesquisa do Guia do Estudante é resultado da soma de três fatores importantes: "corpo docente qualificado, com professores comprometidos não só com o ensino, mas com a  pesquisa e extensão, garantindo uma formação ampla e completa para os acadêmicos; dedicação dos alunos e, por fim, a excelente infraestrutura que a instituição oferece, com destaque para a Biblioteca, Núcleo de Prática Jurídica e extensão do Juizado Especial Cível."

A coordenadora de Fisioterapia, professora doutora Sônia Bertolini, ressaltou que essa conquista envolve o esforço conjunto de instituição, docentes e alunos, tanto em investimentos, qualificação, quanto em projetos de ensino, pesquisa e extensão, que levam os alunos a manter-se estimulados e a conviver com a realidade da profissão desde o ingresso na faculdade. Este é o segundo ano que o curso conquista 4 estrelas.

A avaliação da Editora Abril coincide com a melhoria dos resultados que o Cesumar tem obtido a cada ano, também, segundo avaliação do Ministério da Educação. No ano passado, a instituição atingiu o IGC (Índice Geral de Cursos) 4, equiparando-se às melhores universidades públicas do Estado, sendo a única instituição particular do Estado a obter este conceito.