Dia de Campo de Agrárias levará novidades para produtores rurais

Com organização dos estudantes e professores dos cursos de Agronomia, Agronegócio, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental e Medicina Veterinária, produtores rurais e técnicos agrícolas de toda a região poderão participar, no próximo dia 7, do Dia de Campo de Agrárias na Fazenda Escola Unicesumar. Trata-se da décima edição do evento, que tem por objetivo levar novos conhecimentos sobre pesquisas realizadas com culturas de soja, milho, mandioca e cana-de-açúcar, entre outras.

Na primeira edição de 2015, o evento trará novidades sobre gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos, produção e reprodução animal, técnicas de manejo das culturas de mandioca e cana-de-açúcar, recuperação de áreas contaminadas, novas tecnologias nas culturas de milho e soja e, ainda,  aquaponia, que é a integração entre piscicultura e produção vegetal.

Para o coordenador geral da mostra, professor Edison Schmidt Filho, os grandes beneficiados com a atividade serão os pequenos produtores da região, que poderão se atualizar sobre pesquisas desenvolvidas na instituição e levar conhecimentos para aplicar em suas propriedades. Nos últimos anos, o número de visitantes foi alto, ultrapassando 3,8 mil pessoas na edição de agosto de 2014. Os organizadores esperam agora o mesmo sucesso.

Além das visitas aos mais de 30 canteiros experimentais, os produtores poderão assistir a palestras com profissionais sobre "aplicações práticas da Agricultura de precisão"; "Tratamento de águas residuárias"  e "Vantagens e limitações da inseminação artificial em tempo fixo em bovinos".

O evento tem a parceria da Emater e de grandes empresas do segmento e por isso é uma oportunidade também para os produtores estabelecerem contatos e conhecerem novidades em termos de maquinários e equipamentos agropecuários.

As atividades do Dia de Campo começam às 8 horas da manhã e vão até as 16 horas. Para participar, basta que os interessados façam inscrição prévia pelo site www.unicesumar.edu.br/2015/diadecampo/ ou no dia, na Fazenda Escola, a partir das 7h30. A Fazenda Unicesumar fica na estrada Morangueira (Venda 200), lotes 31/35.