Unicesumar
Unicesumar

Dia de campo de Agrárias reúne cerca de 500 participantes


Em sua terceira edição, o Dia de Campo das Agrárias do Cesumar contou com cerca de 500 participantes entre alunos e professores de Agronomia, Agronegócio, Gestão Sucroalcooleira e também Medicina Veterinária. Mas o que surpreendeu mesmo foi a presença de produtores da região, este ano bem maior que nos anteriores.

Entre os produtores, estavam pais de alunos, parentes ou amigos, que foram convidados para conhecer as experiências desenvolvidas na Fazenda Cesumar.  Eduardo Marconi, produtor de laranja e mandioca em Alto Paraná, era um deles e estava presente a convite de um primo. Disse que, além de prestigiar o trabalho do primo, considerou que seria uma boa oportunidade para conhecer as novidades nos cultivos de inverno.

Idelfonso Machado, agricultor e consultor técnico de vendas em Itambé, disse também que foi prestigiar o filho mas, como profissional de vendas, se mostrou bastante curioso para manter contatos com expositores e conhecer os novos experimentos. Assim como ele, seo José e dona Vilma saíram de Nova Esperança e foram até a Fazenda Cesumar  "para dar apoio ao filho", que está no segundo ano de Agronomia.

No Dia de Campo, foram demonstradas dezesseis culturas de inverno, entre elas, milho, canola, mandioca, milho de pipoca, aveia, aveia preta, tremoço branco, tremoço azul, triticale, citrus, banana, mamão, abacaxi, cana de açúcar e maracujá, e também houve a demonstração de maquinários.

O coordenador do evento, professor Edson Schimidt, destacou a parceria de 22 empresas do ramo agrícola na implantação dos canteiros e apoio às atividades dos estudantes. "Acredito que nossas atividades têm sido importantes, tanto assim que passamos a ter apoio de várias empresas para nossos experimentos", disse o professor, ao destacar também a participação no evento de representantes da Associação dos Engenheiros Agrônomos e do curso de Agronomia da UEM.

Para os estudantes do 3º ano de Agronomia, responsáveis pela organização, a prática é importante tanto nos aspectos do conhecimento quanto do relacionamento com o mercado. "Aqui se encontram empresas de assistência técnica, de pesquisa, experimentação agrícola, de equipamentos e insumos e é uma excelente oportunidade para todos os alunos conhecerem profissionais com quem deverão se relacionar futuramente", disse Rodrigo Moreto.  

Últimas notícias

Categorias