Dia do Professor: Educadores são surpreendidos com mensagens de alunos

EAD UNICESUMAROs professores da Educação a Distância (EAD) da Unicesumar foram surpreendidos com homenagem feita pelos alunos em comemoração ao Dia do Professor. A surpresa aconteceu na tarde de terça-feira (11), no anfiteatro Dona Etelvina do campus sede da instituição. A ação contou com a presença de professores, mediadores e tutores dos cursos.

Com o objetivo de fazer uma homenagem diferente, a equipe do Marketing da EAD Unicesumar, especificamente da coordenação de redes sociais, elaborou uma estratégia através da página oficial do Facebook com a seguinte pergunta: “Qual curso você faz?”. Mais de 200 alunos interagiram com a publicação. Individualmente, o departamento entrou em contato, via inbox, com todos os acadêmicos que comentaram no post.

“Os alunos foram convidados a escrever uma carta homenageando seus professores. Mais de 50 toparam o desafio. Carinhosamente, imprimimos as mensagens em um papel dourado e as finalizamos com um laço para ficar ainda mais especial. E o bacana é que como se trata da educação a distância, as mensagens chegaram de diversas partes do Brasil”, explica a analista de comunicação, Aryádne Zonetti.

Aryádne comenta que duas, das várias cartas recebidas, chamaram a atenção da equipe. “As alunas de Florianópolis-SC e Sete Lagoas-MG enviaram depoimentos emocionantes sobre o relacionamento, ainda que a distância, com os professores. Por isso, entramos em contato com elas para que gravassem um vídeo. O resultado ficou incrível e, com certeza, atingimos nosso objetivo. Os professores se emocionaram muito e as lágrimas rolaram soltas com os depoimentos”, diz.

Para a professora mediadora e formadora do curso de Ciências Contábeis, Évelyn Barroso Lima, a homenagem foi um momento de reflexão. “O professor sabe da importância que tem para a vida de um aluno, mas muitas vezes se esquece disso. E essa homenagem serviu para nos lembrar que o nosso trabalho vai muito além do que imaginamos e, mais, ultrapassa barreiras. Mesmo a distância, conseguimos dar todo o apoio aos nossos alunos, seja na parte educacional como na vida pessoal”, afirma.

Évelyn ainda comenta que sentiu gratidão e sensação de dever cumprido com as mensagens. “Eu me emocionei muito com os depoimentos, pois além de identificar que o nosso papel como educador está sendo feito, lembrei-me de alguns alunos que também ajudei em momentos difíceis e, que, os mesmos, me mandaram mensagens agradecendo o meu apoio. Realmente é muito gratificante”, fala.

A equipe da EAD Unicesumar deixa aqui uma singela homenagem a todos os coordenadores, professores, mediadores e tutores, que muito além de ensinar e contribuir com a formação de nossos alunos, possuem como missão inspirar pessoas muito além de uma plataforma online. O conhecimento, na maioria das vezes é acumulado, por outras esquecido, ultrapassado. Mas os valores são eternos. Ser professor é uma profissão de fé, de estado de espírito, uma vocação.

A EAD Unicesumar é grata pela dedicação de cada um de vocês. Parabéns pelo dia dos inspiradores, ou como queiram, dos professores.

“Quem ensina, aprende ao ensinar. E quem aprende, ensina ao aprender” – Paulo Freire