Diretora da Medicina Prof. Solange Munhoz e a Coordenadora Prof. Ana Maria participam do Simpósio Internacional de Qualificação Médica, São Paulo, (Marc/2019)

SolangeO Simpósio contou com a participação de diversas entidades de formação de Recursos Humanos e Saúde, especialmente as escolas médicas do Estado de São Paulo, tais como USP, UNESP de Botucatu, UNICAMP, FMUS de Ribeirão Preto, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Universidade Federal de Minas Gerais, algumas de Santa Catarina, e nossa Instituição representando o Estado do Paraná.

O foco do simpósio foi a Avaliação como ferramenta para uma boa formação médica. Os aspectos do Teste Progresso, enquanto instrumento de avaliação e do QM-Exame de qualificação médica, em parceria com a International Board e sua utilidade na promoção de melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

Foram tratados também os temas de “Capacitação Docente” e a avaliação de conteúdo aprendido pelos discentes, aperfeiçoamento curricular e metodologias inovadoras.

O evento contribuiu para a verificação de que estamos no caminho certo, no que tange à avaliação da aprendizagem; estamos alinhados com os resultados do Teste de Progresso, nos colocando junto às melhores instituições do País, com relação à formação médica. Precisamos evoluir nos aspectos de formação de professores para o curso de medicina, com mais capacitação e formação, bem como a melhoria no estabelecimento dos vínculos com os docentes e a IES.

Um outro aspecto que destacamos é darmos andamento à uma proposta de participação, além do Teste Progresso, na Avaliação QM, coordenada pelo Sírio Libanês, preparando nossos estudantes de Medicina para, inclusive testes internacionais de residência médica ou outra forma de Especialização, já que esse teste é semelhante aos testes aplicados nos Estados Unidos da América